Neste próximo fim de semana acontece a tão esperada “Live de Barretos”, competição exclusiva para o público da internet e que terá um formato inédito na arena do Parque do Peão de Barretos. Marcada para os dias 29 e 30 de agosto, a competição também valerá como a Final Nacional de Rodeio, promovida pela CNAR – Confederação Nacional de Rodeio.
Este evento, que não terá a presença de público e seguirá vários protocolos de segurança para evitar o contágio e a disseminação do vírus da covid-19, será realizado para preencher o espaço deixado pela 65ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que aconteceria nas duas últimas semanas de agosto e teve que ser adiada devido a pandemia.
Apesar da 65ª edição do rodeio mais famoso do Brasil ainda estar confirmado oficialmente para a data em que foi reagendada (28 de outubro à 02 de novembro), fontes ligadas a organização dizem que o cancelamento definitivo do evento com a presença de público este ano, será feito neste fim de semana durante a “Live”. O próprio site do evento define a competição realizada neste fim de semana como Barretos International Rodeo, o que deixa claro que ela valerá como a edição 2020 do rodeio.
LEIA TAMBÉM
- OPINIÃO: AS LIVES DE RODEIO PRECISAM LEMBRAR DO PÚBLICO
- RIO PRETO COUNTRY BULLS CRIOU UM NOVO CONCEITO EM TRANSMISSÕES
Realizada em parceria com a CNAR, a competição chama atenção pelo prêmio da montaria em touros, que será o maior dado este ano em competições exclusivas para a internet e que promete chamar atenção do público. O campeão do evento irá receber como prêmio uma pick-up RAM 2500 zero quilômetro, que de acordo com a assessoria de Os Independentes está avaliada em cerca de R$ 340 mil.
Outra inovação é o formato de disputa raramente usado no Brasil, onde os finalistas terão os pontos zerados e o campeão será o competidor que fizer a melhor montaria no round decisivo. Este formato é bastante comum nos grandes rodeios da América do Norte como Calgary Stampede, Rodeo Houston e o The American. Nestes e outros eventos, geralmente se definem quatro finalistas que disputam uma final com os pontos zerados e o melhor desta última fase vence.
Serão 25 competidores, classificados através do ranking direto da CNAR, que leva em consideração o dinheiro ganho nos eventos credenciados pelas entidades, além das vagas dos campeonatos e entidades credenciados e convites dos organizadores. De acordo com o regulamento divulgado os competidores montam duas vezes e os 10 melhores na somatória se classificam para a final em busca do título.
Na montaria em cavalos no estilo Cutiano serão 10 competidores, também classificados pelo ranking da CNAR e das marcas credenciadas, disputando R$ 20 mil. De acordo com a assessoria da CNAR, não foi possível viabilizar uma premiação maior na montaria em cavalos devido ao baixo número de eventos da modalidade credenciados no calendário atual que se encerrou no início de agosto.