ProRodeo Executive Tom GlauseO EX-COMPETIDOR ESTAVA PROVISORIAMENTE NO CARGO DESDE AGOSTO QUANDO O ANTIGO PRESIDENTE RENUNCIOU

O Conselho de Administração da PRCA – ProRodeo Cowboys Association oficializou o nome do ex-competidor Tom Glause como o novo Diretor-Presidente da maior e mais antiga entidade do Rodeio mundial. Glause ocupava os cargos de Diretor Operacional e Diretor de Administração de Rodeios da PRCA desde 2019, e estava provisoriamente no principal cargo da entidade desde agosto deste ano, quando o antigo Diretor-Presidente havia renunciado.

Formado em administração de empresas e contabilidade, Tom Glause é também doutor em direito e durante quase 30 anos ocupou cargos importantes no governo do estado de Wyoming e em empresas privadas. Durante seu período de faculdade ele competiu no Rodeio Universitário e posteriormente competiu também pela PRCA na modalidade Sela Americana onde chegou a ser presidente do Circuito Mountain States antes de deixar as arenas para se dedicar aos negócios.

Pai de Seth Glause, quatro vezes classificado para a WNFR e terceiro colocado no ranking mundial de Montaria em Touros da PRCA em 2012, mesmo quando trabalhava para o governo e empresas privadas Tom jamais se desligou dos Rodeios, chegando a ser vice-presidente do Cheyenne Frontier Days. “A PRCA tem feito parte da minha vida nos últimos trinta e cinco anos e é uma honra ser escolhido pelo Conselho de Administração para assumir este cargo,” disse ele em entrevista ao site oficial da PRCA.

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Pelo seu contato direto com as comissões organizadoras dos eventos da PRCA nos últimos anos e até mesmo com os filiados a entidade, Tom Glause pode ter mais facilidade para administrar e implantar melhorias, dando continuidade ao processo de evolução e crescimento dos últimos anos. O fato de ter uma vasta experiência administrativa em diversos setores e ao mesmo tempo ter uma característica que seus últimos antecessores não tinham, que é entender muito de Rodeio, gera boas expectativas sobre sua gestão.

Um de seus principais desafios nos próximos anos será a negociação para a renovação do contrato com a cidade de Las Vegas para a realização da Wrangler National Finals Rodeo, o principal evento da PRCA. O contrato atual vence em 2024 e como trouxemos com exclusividade aqui há algumas semanas, sites locais chegaram a afirmar que assim como aconteceu com as Finais da PBR o governo do estado de Nevada também não faz muita questão que a WNFR permaneça na cidade, o que poderia dificultar a renovação com a Las Vegas Events, agência de promoção ligada ao turismo da cidade.

Histórico dos últimos anos mostra grandes executivos no comando da PRCA

De acordo com o estatuto da PRCA, o CEO (Chief Executive Officer), Diretor Executivo ou Diretor-Presidente é o principal mandatário da entidade e por muitas vezes é chamado também de Comissário, uma designação comum para o cargo mais importante das entidades relacionadas ao esporte nos Estados Unidos. É um cargo ocupado por contratação e sem tempo determinado de mandato.

A escolha do nome para o cargo é feita pelo Conselho de Administração, que reúne nove diretores eleitos pelos associados da entidade. O Conselho de Administração supervisiona e toma decisões ao lado do Diretor-Presidente e é composto por quatro competidores em atividade, dois representantes dos tropeiros, dois representantes das comissões organizadoras e um representante dos profissionais contratados (juízes, salva-vidas, locutores, etc.).

Apesar da diretoria ser totalmente ligada ao Rodeio, Tom Glause será o primeiro Diretor-Presidente dos últimos 20 anos que de fato foi um profissional da arena. Seus últimos antecessores haviam sido escolhidos pela experiência em outros esportes ou outras empresas, uma estratégia da PRCA em trazer executivos capacitados para conduzir a entidade a modernização e ao crescimento, o que de fato apesar da rotatividade no cargo deu certo na maioria das vezes.

ProRodeo CEO Tom Glause
Os desafios da pandemia e a Final Mundial realizada excepcionalmente no Texas foram alguns dos desafios do Diretor-Presidente anterior, George Taylor (PRCA / Divulgação)

Até agosto deste ano o principal “chefão” da PRCA era George Taylor, um executivo com experiência em multinacionais como IBM e Caterpillar, e praticamente zero ligação com o Rodeio. Apesar disso, Taylor que foi contratado em janeiro de 2018 deixou grandes conquistas em pouco mais de três anos à frente da entidade. Ele renunciou em agosto deste ano alegando problemas pessoais e o desejo de passar mais tempo com a família após décadas de trabalho.

Entre os principais destaques da gestão de Taylor estão a negociação da volta dos gigantescos Calgary Stampede e Houston Rodeo ao calendário da PRCA após quase 20 anos de desacordo, a inclusão do The American no campeonato, a negociação inédita com o Cowboy Channel para maior cobertura de um canal de TV na história da PRCA e a condução da entidade durante a pandemia, incluindo a realização da Wrangler National Finals Rodeo no Texas enquanto o estado de Nevada ainda não permitia público em eventos em dezembro de 2020.

Anteriormente, Karl Stressman, outro Diretor-Presidente que chegou com pouca ligação com as arenas em sua carreira, havia ficado nove anos no cargo e se aposentou em dezembro de 2017. Entre as conquistas da gestão de Stressman o principal destaque foi a difícil negociação para renovar o contrato da WNFR com a Las Vegas Events em 2014, que terminou com um acordo de US$ 175 milhões em 10 anos.

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