PBR BUSCA NOVOS PÚBLICOS COM COMPETIÇÃO INÉDITA EM EQUIPES

A competição inédita foi criada para ocupar espaço na TV enquanto as outras principais ligas esportivas dos Estados Unidos ainda não retomaram suas atividades

A PBR APROVEITA ESPAÇO NA TV PARA ATRAIR NOVOS PÚBLICOS COM COMPETIÇÃO INÉDITA ENTRE EQUIPES

Enquanto a maioria das grandes ligas esportivas dos Estados Unidos ainda planejam a melhor forma de voltar a realizar suas competições, a PBR – Professional Bull Riders aproveita a falta de conteúdo inédito nos canais esportivos para ganhar espaço perante o público com uma competição entre equipes.

O PBR Monster Energy Team Challenge terá o primeiro de uma série de cinco eventos neste próximo fim de semana, sendo que os quatro primeiros, realizados em Las Vegas, serão fechados ao público e o quinto, que será realizado no estado da Dakota do Sul em julho, marcará a volta do público as arenas, mesmo com ainda muitas restrições.

A estratégia da PBR foi criar um formato de competição semelhante aos esportes coletivos mais populares entre o público, como basquete e futebol americano, confrontando equipes de competidores em partidas individuais – de duas em duas. Este formato foi utilizado em 2019 durante o Rodeio Interestadual da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, com a diferença de haver eliminação direta da equipe perdedora.

LEIA MAIS: AS LIÇÕES QUE DEVERÍAMOS APRENDER PARA RODEIOS EM EQUIPE

Ao contrário do formato da PBR World Cup (2007-2010) e PBR Global Cup (desde 2017), onde as equipes disputavam todas contra todas ao mesmo tempo, prevalecendo unicamente a somatória de notas, neste novo formato haverá “Games” (jogos) entre dois times, prevalecendo quem tiver mais vitórias após todas as rodadas.

Até o fato de chamar os confrontos de games, dividir os confrontos por rodadas e usar a separação das equipes por “Divisão” (Grupos), como há nos outros esportes coletivos, deixa claro a intenção de transformar a montaria em touros – tradicionalmente um esporte individual – em um atrativo para o público de esportes coletivos.

Cada evento da fase preliminar terá nove games, sendo três por noite. Os games de sexta-feira e sábado serão transmitidos pela CBS Sports Network, assim como dois games do domingo. Além disso, em cada domingo ainda será escolhido um “Game of the Week,” que será transmitido em TV aberta pela rede CBS, uma das principais emissoras dos Estados Unidos.

Estrutura montada durante os eventos na Lazy E Arena em Guthrie, para atender aos protocolos de saúde aprovados pelas autoridades (PBR / Bull Stock Media)

Como os demais esportes ainda não voltaram as suas atividades após a paralização devido a pandemia do Covid-19, a PBR deve colher bons frutos com a audiência do PBR Monster Energy Team Challenge, assim como aconteceu com os três eventos regulares realizados no meses de abril e maio, sem a presença de público, mas com foco na TV e na plataforma própria da PBR, o RidePass.

LEIA MAIS: PBR CONFIRMA VOLTA DO PÚBLICO A PARTIR DE JULHO NOS EUA

Originalmente nesta época do ano, a principal divisão da PBR estaria no recesso do chamado break de verão (abril a agosto) e a montaria em touros passaria despercebida na audiência esportiva, principalmente devido as finais da NBA, campeonato de basquete que é a liga esportiva mais forte e popular do país, que aconteceria durante o mês de junho.

Com todos os esportes parados, a PBR precisava aproveitar a oportunidade de gerar conteúdo inédito, porém seria injusto dar continuidade ao campeonato já que muitos competidores estrangeiros estão em seu país de origem, como por exemplo, diversos brasileiros. Assim, os competidores que já estão nos Estados Unidos teriam vantagem sobre os demais na corrida pelo título mundial, por isso optaram pela criação de uma competição inédita e que não vale pontos para o ranking.

ENTENDA OS DETALHES DO PBR MONSTER ENERGY TEAM CHALLENGE

Diferente das tradicionais competições entre equipes da PBR, disputadas entre países, o PBR Monster Energy Team Challenge terá times mistos, com competidores de diversas nacionalidades. A PBR escolheu previamente um capitão para cada equipe e estes capitães escalaram seus atletas através de uma lista dos que estavam aptos a competir neste período.

A competição terá 12 equipes, totalizando 48 competidores. As equipes foram divididas em dois grupos (Division A e B), sendo que as equipes do Grupo A competem nos finais de semana de 05 a 07, e 12 a 14 de junho, enquanto o Grupo B compete nos finais de semana de 19 a 21, e 26 a 28 de junho.

Cada equipe contará com quatro competidores, mas o diretor geral (escolhido por sorteio) de cada equipe deve escolher antecipadamente qual dos quatro será o reserva para aquele fim de semana, sendo que o reserva não pode competir, a não ser por lesão de outro competidor.

O brasileiro José Vitor Leme, líder do ranking da PBR em 2020 será a principal atração do PBR Monster Energy Team Challenge (PBR / Bull Stock Media)

Serão três games (jogos) por noite, confrontando duas equipes de cada vez e trocando de adversários na noite seguinte. Cada competidor titular monta em dois touros por game, totalizando seis montarias de cada equipe por noite. A equipe que somar o maior número de pontos nestas seis montarias fica com a vitória no jogo. A partir do fim do jogo as notas servem apenas como desempate, pois o ranking das equipes será feito com base no número de vitórias.

Nas primeiras cinco rodadas cada equipe enfrentará a outra do mesmo grupo uma vez e na sexta rodada (14 de junho Grupo A e 28 de junho Grupo B) haverá uma espécie de Play-offs (jogos decisivos) de cada grupo, onde os confrontos serão definidos pela classificação geral de cada equipe com base nas vitórias: 1° x 6°; 2° x 5° e 3° x 4°. Ao final das seis rodadas, as três equipes de cada grupo que obtiverem mais vitórias se classificam para a fase final e as demais serão eliminadas.

A fase final acontece em um evento em Sioux Falls, Dakota do Sul nos dias 10, 11 e 12 de julho. Os games nesta fase serão eliminatórios e a melhor equipe de cada grupo se classifica direto para as semifinais no sábado, enquanto as duas outras classificadas fazem um confronto preliminar na sexta-feira, classificando a vencedora para a semifinal.

SIGA RODEIO S.A. NO INSTAGRAM

Após o confronto das semifinais no sábado, ficam definidas as duas equipes que irão disputar o título do PBR Monster Energy Team Challenge no domingo, enquanto as duas equipes derrotadas no sábado fazem um “jogo de consolação”, valendo a terceira posição da competição.

Os eventos da primeira fase serão realizados no Pendleton Whisky Let ‘Er Buck Saloon, espaço junto a South Point Arena em Las Vegas, todos sem a presença de público e seguindo os protocolos estabelecidos pela PBR nos eventos realizados na Lazy E Arena, e Guthrie, Oklahoma. Já o evento em Sioux Falls que volta a receber público terá diversas normas de segurança para evitar o contágio do Covid-19.

CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO NOSSO PORTAL

ANÚNCIO
Compartilhar