A semana do feriado de 4 de julho, onde é comemorado o dia da Independência dos Estados Unidos, também é uma das datas mais tradicionais e conhecidas no rodeio. Neste período acontece o Cowboy Christmas ou “Natal do Cowboy”, época do ano que se tornou uma grande referência nos rodeios sancionados pela PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association.
Devido ao feriado, esta é a semana em que mais ocorrem rodeios no país e a única onde há diversos eventos acontecendo em todos os dias. Com isso, aumentam as oportunidades dos competidores ganharem mais dinheiro e essa bonança de prêmios fez o período se tornar historicamente conhecido como uma espécie de natal antecipado, surgindo dai o nome “Natal do Cowboy”.
LEIA TAMBÉM:
O Cowboy Christmas se refere a 10 dias, iniciando no final de semana anterior ao feriado e se encerrando no final de semana após o 4 de julho. Assim, com uma quantidade maior de eventos, os competidores estão nas arenas todos os dias, muitas vezes competindo em mais de um rodeio no mesmo dia.
Com uma premiação maior em um curto espaço de tempo – devido ao fato do Natal do Cowboy incluir diversos eventos de grande porte – os competidores aproveitam o período para buscarem melhores posições no ranking, que é formado pelo dinheiro ganho. Isto criou até uma competição extraoficial, onde a PRCA costuma divulgar qual competidor de cada modalidade ganhou mais dinheiro no período.
FIQUE LIGADO NAS REDES SOCIAIS: SIGA O RODEIO S.A. NO INSTAGRAM
Em 2019 o Cowboy Christmas contou oficialmente com 41 etapas da PRCA, que distribuíram juntos US$ 3,66 milhões de prêmios em todas as modalidades. Para se ter uma idéia da importância da data, dos 12 rodeios da temporada regular da PRCA que distribuíram mais de US$ 300 mil em prêmios no passado, quatro ocorreram no período.
Porém neste ano, devido a pandemia do Covid-19, apesar de alguns estados já terem voltado as atividades normais, muitos eventos foram cancelados ou remarcados e estão previstos apenas 15 rodeios no Cowboy Christmas, que se encerra no próximo fim de semana.