ANÁLISE: AUDIÊNCIA DAS LIVES DE RODEIO COLOCA NOSSOS PÉS NO CHÃO

Um levantamento do Portal Rodeio S.A. e da Agência PrimeComm apresenta os dados reais das 15 principais "lives" do rodeio brasileiro

Desde que os eventos deixaram de ser realizados no Brasil devido a pandemia do coronavírus, as competições exclusivas para a internet – chamadas popularmente de lives – se tornaram uma tendência no mercado do rodeio nacional e diversas delas já foram realizadas, envolvendo grandes marcas e marcas regionais menos conhecidas do grande público.

O Portal Rodeio S.A. em parceria com a Agência PrimeComm tem feito o monitoramento da audiência destas transmissões, usando dados reais fornecidos pelo YouTube, principal plataforma onde estas tem sido realizadas.

Quando se trata de números é importante ressaltar que a audiência real em vídeo é medida através de dois dados distintos: Pico de Audiência e Visualizações. Estes dois dados, apesar de não serem exatamente precisos, devido a diversas variáveis, são os mais confiáveis e corretos para se medir audiência de transmissões.

O primeiro trata da audiência simultânea, ou seja, o Pico de Audiência é o número máximo de aparelhos que aquela transmissão alcançou enquanto esteve no ar. Porém, este dado não revela sozinho a audiência, já que geralmente parte dos usuários não ficam conectados do início ao fim, o que significa que nem todos que assistiram a transmissão estavam conectados no momento do pico.

Já as Visualizações são um pouco mais complexas e consideram o número de vezes que os usuários se conectaram durante a transmissão, podendo o mesmo usuário entrar e sair diversas vezes ao longo do tempo, gerando diversas visualizações com um único aparelho. É importante ressaltar também que após o término da transmissão as visualizações continuam sendo contadas cada vez que ela é assistida novamente, mesmo que seja por usuários que estavam assistindo ao vivo.

Esclarecido isso, vamos aos dados:

De acordo com o levantamento, somando o Pico de Audiência das 15 principais transmissões realizadas no rodeio brasileiro após o início da pandemia totalizaram pouco mais de 180 MIL USUÁRIOS SIMULTÂNEOS, o que da uma média de 12 mil pessoas por transmissão. O recorde alcançado em usuários simultâneos entre elas foi de 36 mil, sendo que a grande maioria oscilou em números menores a 15 mil pessoas ao mesmo tempo.

Considerando o segundo dado, estas transmissões tiveram até a noite de 15 de junho pouco mais de 2,3 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES no YouTube. Como há transmissões recentes entre as analisadas, este número deve crescer nas próximas semanas, pois as mais antigas ganharam em média 15% a mais de visualizações nos 30 dias após a sua realização.

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Porém, apesar de parecer “assustador” para quem sonhava com um público semelhante ao dos artistas musicais, nós – todos do rodeio – não devemos e nem podemos nos envergonhar destes números. Por mais que esteja longe do que gostaríamos, estes números revelam os dados reais do atual potencial do rodeio na internet, apresentando aparentemente um público fiel.

Um princípio essencial para chegar onde se deseja é ter os pés no chão e sabendo a realidade dos nossos números, podemos ir conscientes em busca do patamar que sonhamos para o rodeio. Em um passado não muito distante, o rodeio perdeu a credibilidade por conta de números fantasiosos que nunca batiam. Para não repetir estes mesmos erros, é preciso nos prender a realidade, por mais desconfortável que ela possa parecer.

 


ABNER HENRIQUE THERÉZIO é publicitário, produtor de eventos e fanático pelo rodeio há mais de 20 anos. É proprietário da Agência PrimeComm, empresa que presta serviço de comunicação e marketing para eventos, campeonatos, empresas e profissionais do rodeio e provas equestres, além de fundador da PrimeComm Sports, única agência de representação de atletas que atuou no rodeio brasileiro nos últimos anos

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