CAMPEONATO NACIONAL DA ABQM DEVE GERAR 6 MILHÕES DE REAIS PARA LONDRINA

Evento irá reunir cerca de 1200 competidores, além de milhares de visitantes e pessoas ligadas ao mercado equestre

O Campeonato Nacional da ABQM – Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha, está de volta ao Paraná após 20 anos e terá sua 41ª edição realizada em Londrina, norte do estado, entre os dias 14 e 22 de julho.

Durante nove dias, o Parque de Exposições Governador Ney Braga deverá receber milhares de competidores, treinadores, criadores e pessoas ligadas ao mercado equestre, onde serão disputadas provas em 19 modalidades diferentes, totalizando mais de R$ 1 milhão em prêmios.

De acordo com a ABQM, estima-se que o evento movimente cerca de R$ 6 milhões na economia do município, que é o segundo maior do estado e quarto maior da região sul do Brasil. O setor mais beneficiado será o varejo, principalmente com hotéis, alimentação, transporte, lazer e comercio em geral.

O evento também movimenta o setor de serviços, com montagem, manutenção, limpeza, segurança, entre outras funções que já trabalham nas semanas que antecedem as competições. Como ainda está na fase de montagem, a entidade não divulgou números de empregos diretos e indiretos gerados pelo evento.

Outro setor que movimenta cifras milionárias devido ao evento é o próprio mercado do cavalo, tanto em leilões e exposições da raça quarto de milha, quanto na indústria e comércio de produtos ligados as provas equestres.

A sede da edição 2018 do Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha de Trabalho e Conformação foi decidida há poucas semanas devido a impossibilidade da realização de provas de laço em Avaré-SP – município que foi sede nas últimas décadas – devido a uma liminar da justiça local que proibiu a prática da modalidade.

Há poucos dias do início, a edição do Campeonato Nacional em Londrina já comprova que será muito maior que as edições anteriores. Até o dia 01 de julho, data limite, foram realizadas 7.928 inscrições, garantindo a presença de 1.191 competidores e 1.991 animais da raça quarto de milha. O departamento comercial da ABQM também confirmou um número maior de expositores dos mais diversos ramos.

O parque de exposições de Londrina conta com uma mega infraestrutura, que dispõem de baias e uma pista coberta, entre outros detalhes. Porém, a ABQM também está montando três pistas cobertas, sendo duas para competição e uma para aquecimento dos animais.

Esta é a primeira vez que Londrina recebe o Campeonato Nacional desde que ele foi unificado em apenas um evento. A cidade sediou o evento durante três anos na década de 80, quando o Nacional era dividido em diversas etapas ao longo do ano. No formato atual, o evento não é realizado no Paraná desde 1998, quando Maringá foi a sede.

ANÚNCIO
Compartilhar