Apesar do ano de 2020 ter sido de grandes desafios para o rodeio brasileiro, sem a realização da maior parte dos eventos que estavam previstos devido a pandemia do coronavírus, a Ekip Rozeta registrou números impressionantes no balanço final das suas redes sociais.

De acordo com o monitoramento da Agência PrimeComm, as redes sociais oficiais do campeonato ultrapassaram 100 milhões de impressões na temporada passada. Ou seja, o conteúdo postado no Instagram, Facebook e YouTube da marca foram vistos pelo público 100 milhões de vezes durante o ano de 2020.

O Instagram foi responsável por grande parte destas impressões, tendo seu conteúdo visto cerca de 90 milhões de vezes ao longo do ano. Na sequência aparecem o Facebook, que atingiu 7 milhões de impressões e o canal da Ekip Rozeta no YouTube, que teve 3,2 milhões de visualizações dos vídeos. Juntas as três redes sociais da marca concentram atualmente 715 mil fãs.

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Para Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta, estes números mostram a força da marca, onde mesmo não podendo realizar 90% das etapas previstas se manteve com grande engajamento perante o público. O campeonato esteve em cinco eventos nos meses de fevereiro e março, e após a pandemia realizou e/ou participou de oito eventos exclusivos para a internet – as chamadas Lives.

“Com o cancelamento das etapas a quantidade de conteúdo também diminuiu, então nossa equipe de mídia se esforçou para gerar conteúdos interessantes e manter as redes sociais do campeonato aquecidas durante este período, valorizando não só a nossa marca, mas também os patrocinadores e parceiros que estão junto com a gente,” declarou Moraes.

A equipe de mídia do campeonato é composta por diversos profissionais, que incluí fotógrafos, produtores de vídeo, designers, entre outros, o que garante um conteúdo de qualidade durante todo o ano. A coordenação geral de todas as redes sociais é de responsabilidade de Guilherme Ferreira, que além de gerenciar as contas em tempo integral também produz conteúdo de vídeo e outros materiais.

Neste sucesso é importante destacar também o trabalho da Agência M2WArt (Márcio Munhoz), responsável pelas artes gráficas do campeonato desde o início há mais de 10 anos e que sempre teve um papel fundamental no crescimento das redes sociais, além da Agência PrimeComm, que auxilia no gerenciamento e produção de conteúdo. Completam o time, Janaína Cardoso, Waguinho SouzaLucas Lealdini e Thales Marques, nas fotos e Carlinhos Pavan e Ítalo Campos, nos vídeos.

Os números obtidos durante a pandemia são impressionantes, mas certamente seriam muito maiores se os eventos estivessem ocorrendo normalmente. De acordo com Abner Henrique Therézio, da Agência PrimeComm, é possível afirmar que em anos normais estes números podem ter sido entre duas e três vezes maiores.

“O conteúdo das redes sociais é gerado principalmente nos eventos. Em 2019 por exemplo, foram mais de 70 etapas, houve fim de semana em que a Ekip Rozeta estava realizando etapas em cinco eventos diferentes, todas gerando fotos, vídeos e demais conteúdos, então podemos concluir que em anos onde a temporada aconteceu normalmente estes números foram muito superiores,” explicou.

Como esta foi a primeira vez em que os números totais de impressões em uma temporada foram compilados, não há dados oficiais para se fazer um comparativo com os anos antes da pandemia. Até então, o monitoramento era feito em dados específicos, mais voltados ao engajamento e crescimento das contas nas redes sociais.

INSTAGRAM CONCENTRA O MAIOR ENGAJAMENTO ENTRE AS REDES SOCIAIS

Com mais de 250 mil seguidores, marca ultrapassada recentemente, é no Instagram que a Ekip Rozeta apresenta seus melhores números. A plataforma concentrou cerca de 90% do total de impressões e 76% do total de interações (curtidas, comentários, compartilhamentos) obtidos pelo campeonato em 2020.

Instagram da Ekip Rozeta com 250 mil seguidores teve seu conteúdo visualizado mais de 90 milhões de vezes em 2020 (Reprodução)

Das 90 milhões de impressões registradas no Instagram, 64 milhões foram obtidas através do Stories, recurso onde o conteúdo fica visível por 24 horas e que se manteve ativo todos os dias do ano. Pelas métricas atuais da rede social, o conteúdo do Stories é mostrado para cerca de três vezes mais usuários que os posts no Feeds.

No Feeds, onde o conteúdo permanece sem vencimento, foram 993 posts que geraram 26 milhões de impressões e 1,6 milhões de interações. Do total de posts, mais de 70% continham fotos (sem texto) ou vídeos, os dois tipos de conteúdo que mais geram visibilidade no Instagram.

Já o Facebook, apesar de ainda ser a rede social com o maior número de usuários no mundo e também a que a Ekip Rozeta tem o maior número de seguidores (327 mil atualmente), por conta de suas métricas atuais costuma não apresentar grandes números em comparação ao Instagram. A rede social atingiu cerca 7 milhões de impressões em todo o conteúdo postado, com 520 mil interações.

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Fechando a lista das três principais plataformas de conteúdo do campeonato, o canal do YouTube registrou 3,2 milhões de visualizações em seus vídeos durante o ano, que neste caso é considerado quando o usuário assiste um trecho mínimo do vídeo. Deste total, um terço foi referente aos vídeos postados em 2020, incluindo as transmissões ao vivo e o restante, cerca de 67%, foi de visualização no conteúdo já existente no canal.

Uma observação importante é que todo esse conteúdo é compartilhado por uma imensa rede de parceiros, que se somados podem atingir cerca de cinco vezes o total de seguidores das redes sociais oficiais da Ekip Rozeta. Isto significa que as impressões do conteúdo da marca na internet é ainda muito maior que os números das contas do campeonato.

MAIS VISIBILIDADE PARA OS PATROCINADORES E PARCEIROS

Outro ponto de destaque destes números é a visibilidade que os patrocinadores da Ekip Rozeta atingiram através das redes sociais do campeonato, já que estão inseridos no conteúdo no ambiente da foto ou do vídeo, em logotipos em vinhetas ou materiais gráficos e também em conteúdos diretos da marca, como a apresentação de produtos, promoções e demais materiais.

Através de uma ferramenta desenvolvida pela Agência PrimeComm é possível mensurar a visibilidade de cada marca dentro das redes sociais e apresentar ao patrocinador dados confiáveis sobre o retorno do seu investimento.

“Em tempos de pandemia, onde não podemos ter o público presente acompanhando as montarias, as redes sociais se tornaram ainda mais importantes para apresentar aos fãs as marcas que estão junto com a gente. Estes números mostram o retorno da visibilidade para nossos patrocinadores e parceiros diretos ou indiretos,” enfatizou Enrique Moraes.

A Wrangler teve sua marca visualizada de forma relevante mais de 33 milhões de vezes durante o ano através das redes sociais da Ekip Rozeta (JW Foto Arena)

Como exemplo, a Wrangler Brasil, patrocinador máster do campeonato teve a marca presente em 78% do conteúdo do Instagram, Facebook e YouTube em 2020. Deste total, cerca de 33% do conteúdo a marca apareceu em grande relevância, o que a coloca em destaque em mais de 33 milhões de impressões, números considerados extremamente positivos para o mercado do rodeio.

O mesmo acontece com as demais marcas que patrocinam o campeonato ou anunciam diretamente nas redes sociais, além é claro de todo e qualquer parceiro que estiver junto a Ekip Rozeta, como os eventos e seus patrocinadores locais, que através das redes sociais do campeonato ganham projeção global.

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