RODEIO DA EXPOARI REALIZOU AÇÃO PUBLICITÁRIA INOVADORA COM NOME DAS COMPETIÇÕES

Ação publicitária relacionou o nome de dois patrocinadores as competições do Rodeio da EXPOARI, em um conceito ainda pouco explorado nas arenas brasileiras

Quem acompanhou o Rodeio da EXPOARI, realizado na última semana em Ariquemes-RO deve ter notado que a competição foi dividida em Rodeio CrediSIS CrediAri, uma etapa regional que terminou na quarta-feira (25) e Rodeio Supremax, a competição oficial do evento, que ocorreu nas últimas quatro noites.

A divisão em duas competições é comum nas arenas brasileiras e a fase regional geralmente é usada para qualificar competidores ao Rodeio oficial, com uma premiação maior, porém, o que ainda não é comum é esta ação publicitária de nomear as competições com a marca de patrocinadores, conceito conhecido como “naming rights” ou “direitos de nome” na tradução exata.

Com esta ação, além de inovar e se diferenciar dos demais rodeios que comumente usam os termos Regional e Profissional ou Amador e Profissional para separar as duas competições, a organização da EXPOARI explora de forma eficiente uma excelente propriedade publicitária, que dá ainda mais visibilidade aos patrocinadores que adquirem esta cota.

Esta mesma ação que já havia sido utilizada pela EXPOARI em 2017 – não encontramos registros anteriores – chama a atenção para as marcas envolvidas entregando ao patrocinador um retorno de certa forma maior que as cota tradicionais de porteiras, banners, vídeos, etc. e o nome das competições acaba sendo citado nas mídias oficiais do evento, pelos profissionais e pela maioria dos veículos de imprensa.

Não há informações sobre valores, mas a CrediSIS CrediAri, que é uma cooperativa de crédito e a Supremax, indústria de suplementos para animais, certamente investiram um valor superior ao que investiriam somente nas cotas tradicionais para ter o direito de nomear as respectivas competições. Isso agrega ao evento, que tem duas propriedades a mais para faturar com patrocínio.

Além da montaria em touros, esta ação foi utilizada também nas provas de Laço em Dupla e Laço Individual, denominado Rodeio Cronometrado Sicoob Vale do Jamari, expondo a marca da divisão regional da cooperativa de crédito Sicoob.

Apesar de não ser comum, esta ação não chega a ser inédita no Brasil. O caso mais famoso é o da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que no final da década de 90 tinha o famoso “Rodeio Brahma”, classificatória para o Rodeio Internacional, que acontecia no primeiro fim de semana ou as vésperas da competição principal, durante a semana.

Com a repercussão do Rodeio da EXPOARI, pode ser que a iniciativa se torne comum e outros eventos façam uso dessa ação publicitária. Para quem deseja abrir essa propriedade em seu evento, valem algumas lições positivas deixadas pela Associação dos Agropecuaristas de Ariquemes:

É preciso dispor de uma estratégia ao lançar uma cota de patrocínio com essas propriedades, envolvendo a assessoria de mídias e imprensa, incentivar (ou exigir) o engajamento dos profissionais, para que a “entrega” para as marcas que investirem nessa propriedade seja a mais eficiente possível. Em outra palavras, como fez eficientemente a EXPOARI, não basta apenas dar nome de uma marca a competição, é preciso saber onde se quer chegar com esta ação.

Foto: Divulgação EXPOARI | Leandro Kazuo

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