Realizar seus próprios eventos nos Estados Unidos, dá a Professional Bull Riders diversas vantagens estratégicas e uma delas é poder escolher as cidades onde as etapas da divisão principal serão disputadas. Com isto, ir para os grandes centros em busca de novos públicos se tornou uma tradição na entidade e é um dos motivos pela popularização da montaria em touros.
A estratégia não é inédita da PBR. No início da década de 90, o Bull Riders Only, primeiro campeonato só de montaria em touros do mundo e que precedeu a PBR, já tinha como estratégia a presença em grandes cidades, longe do ambiente rural.
Desde o seu início em 1991, o BRO marcou presença em algumas das principais cidades da costa oeste americana, realizando montarias para um público predominantemente urbano. Nos anos seguintes, a série de eventos se expandiu também para outras regiões do país, sendo a pioneira em realizar uma etapa em Chicago, terceira maior cidade dos Estados Unidos.
Em 1994, quando realizou oito eventos em sua primeira temporada, a PBR optou por regiões tradicionais no mundo rodeio, garantindo a presença de um público que já era fã do esporte. Com o crescimento nos anos posteriores, a presença nos grandes centros foi uma estratégia para atrair novos públicos e também mídia, tornando-se recorrente no campeonato.
Ao longo de seus 25 anos de história, a principal divisão do campeonato da PBR já esteve presente em pelo menos 30 das 50 maiores cidades norte-americanas. Metrópoles como Nova York e Chicago, respectivamente a primeira e terceira maiores cidades do país, se tornaram etapas tradicionais e Los Angeles, a segunda maior, passa a fazer parte do calendário a partir do próximo ano.
A TEMPORADA DE 2018 CONFIRMOU A ESTRATÉGIA
Este ano a principal divisão da PBR contou com 27 etapas, realizadas em 26 cidades diferentes – Las Vegas sediou dois eventos. Destas 26 cidades, 20 estão entre as 100 maiores concentrações populacionais dos Estados Unidos (quase 77% das etapas), quando consideramos a cidade em si ou a região metropolitana.
Além de Nova York e Chicago, duas das três maiores cidades do país, o campeonato esteve presente diretamente em outras grandes referências como Columbus (Ohio) e Milwaukee (Winsconsin), respectivamente, segunda e quarta maiores cidades do centro-oeste americano e Austin, capital do Texas e uma das cinco maiores do sul dos Estados Unidos.
No oeste, região com forte tradição no rodeio, o campeonato esteve presente nas principais cidades como Oklahoma City (Oklahoma), Albuquerque (Novo México), Sacramento (Califórnia) e a própria Las Vegas (Nevada) onde é realizada a Final Mundial. Outras referências são Kansas City (Missouri), Sioux Falls (Dakota do Sul), Billings (Montana), maiores cidades de seus respectivos estados.
Mesmo quando não realiza a etapa diretamente na cidade grande, a PBR busca uma localidade próxima, com a intenção de ainda assim atingir o mesmo público. Como exemplo, Duluth, pequena cidade próxima a Atlanta (Geórgia), uma das 10 regiões metropolitanas mais populosas do país e Glendale (Arizona) que pertence a região metropolitana de Phoenix, segunda maior cidade do oeste.
Outro bom exemplo foi a etapa de Fairfax (Virgínia), uma pequena cidade que fica a menos de 30 quilômetros do centro de Washington, que recebeu pela primeira vez uma etapa na sua região metropolitana. Neste caso, a divulgação e a mídia do evento foi todo voltado para a capital federal.
A única exceção na lista é Atlantic City (Nova Jersey), que tem apenas 39 mil habitantes e não está próxima de nenhuma grande cidade. Neste caso, pelo que tudo indica houve um grande interesse das autoridades locais e da empresa que administra o famoso centro de eventos da cidade em sediar uma etapa da PBR, combinando com a estratégia da marca em estar presente em mais uma região na costa leste.
Se considerarmos somente a população da cidade onde cada evento foi sediado, 21 delas tem mais de 100 mil habitantes e 15 ultrapassam os 300 mil habitantes, sendo oito com mais de meio milhão.
E QUAL A VANTAGEM DE REALIZAR EVENTOS EM GRANDES CIDADES?
Comercialmente falando, a PBR tem o desafio nada fácil de realizar uma atração que agrade seu público tradicional, aquele do interior, mais ligado ao meio rural e ao mesmo tempo seja atrativo para o público urbano, em sua maioria que assiste montaria em touros ou rodeio uma vez por ano.
Pensando superficialmente, seria muito mais cômodo realizar seus principais eventos em regiões rurais, próximo ao seu público fiel do que se arriscar a realizar em grandes cidades, concorrendo com outras atrações, correndo o risco do público urbano não se interessar e principalmente, “comprando briga” com os ativistas de proteção animal, presentes em sua maioria nos grandes centros.
Porém, como dissemos no início, essa estratégia e esta “ousadia” colaborou e muito para o crescimento da PBR, tendo sido uma visão totalmente acertada dos diretores lá atrás, ainda na década de 90.
Para entendermos melhor em que as etapas nas grandes cidades colaboraram para o crescimento da empresa e consequentemente do esporte é preciso entendermos que as receitas da PBR não se tratam apenas de ingressos. Não há números oficiais, mas certamente não significam nem 30% das receitas anuais referentes a divisão principal.
Uma das principais vantagens das etapas em grandes centros, se não a principal delas, é a mídia. Por mais que as estruturas das pequenas cidades possam não deixar nada a desejar em alguns aspectos as maiores, é mais do que óbvio que as grandes mídias jamais iriam ao interior, toda semana, para cobrir o esporte.
Em grandes centros, além da mídia contratada, ainda há a espontânea, que faz com que os competidores e animais fiquem em evidência nos dias do evento nas emissoras e meios de imprensa locais.
E isto foi um dos fatores fundamentais que transformaram a montaria em touros, mais especificamente a da PBR, em um esporte mainstream nos Estados Unidos, ou seja, um esporte de massa, reconhecido no país todos e não apenas regionalmente.
A presença em todas as regiões do país e em praticamente todos os principais estados foi uma estratégia vencedora ao longo dos anos, que em esportes individuais na América do Norte só se viu na NASCAR, principal campeonato de automobilismo do país e que experimentou um grande crescimento ao deixar de ser regional e se expandir por todo o território nacional.
Dessa forma, igualmente a NASCAR, a PBR ganhou força, atraiu público para as arenas e para a frente da TV, atraiu consumidores para os mais diversos produtos relacionados a marca e com isso, patrocinadores não relacionados ao ambiente rural, mas que enxergando o público que ela esta atingindo, liga sua marca ao campeonato.
Este modelo de desenvolver o mercado não é algo que da pra ser feito da noite para o dia, depende de muitas ações conjuntas ao longo dos anos, visão estratégica, gestão e muitas outras coisas. E antes que seu pensamento faça qualquer comparação, mesmo a longo prazo é algo difícil de se repetir no Brasil, devido as diversos fatores, principalmente cultural.