Em mais uma das ações de comemoração dos seus 25 anos de história, a PBR – Professional Bull Riders anunciou uma parceria inédita com o CBR – Championship Bull Riding, uma liga de montaria em touros até então tida como concorrente em solo norte-americano. A parceria entre as duas entidades, anunciada no início de maio, não trouxe ainda muitos detalhes, mas deu a entender no comunicado oficial divulgado a imprensa por ambas, que trata-se de um contrato para vários anos.
A princípio, a PBR irá transmitir através de sua plataforma digital, o RidePass, a Final da Temporada do CBR, que acontece dia 24 de julho e novamente será realizada no Cheyenne Frontier Days, considerado o “Pai de Todos os Rodeios” nos Estados Unidos. A Final do CBR acontece tradicionalmente em uma arena externa, montada exclusivamente para o próprio evento e ocorria sempre em duas noites desde que passou a ser disputada em Cheyenne. O que muda agora é que a Final do CBR será em apenas uma noite e na noite anterior, 23 de julho, a arena externa será palco de uma etapa da divisão de acesso da PBR.
Outros pontos já revelados da nova parceria é que alguns eventos da PBR deverão sediar a tradicional competição entre touros do CBR, o CBR Bull Team Challenge, que se tornou um dos principais produtos da entidade e distribui cerca de 1 milhão de dólares aos melhores animais por temporada. Também há o interesse da PBR sancionar os principais eventos produzidos pelo CBR, ou seja, o CBR pode passar a ser uma divisão de acesso da PBR nas próximas temporadas.
Por mais estranho que pareça essa aproximação entre as entidades e uma eminente incorporação do CBR pela poderosa PBR, o fato é que apesar de ser a segunda maior e mais bem sucedida liga de montaria em touros dos Estados Unidos, o CBR nunca passou perto de ameaçar o domínio da PBR e vive uma possível (apesar de não tão aparente) crise, principalmente nos últimos meses.
Fundado em 2004, seguindo o mesmo modelo de negócios da PBR, que havia sido criada 12 anos antes, o CBR foi se consolidando e conquistando seu espaço principalmente após a chegada de Tuff Hedeman em 2005, quando ele se desligou totalmente da PBR. Com o tetracampeão mundial no comando, o CBR ganhou mídia e prestígio dos fãs alcançando um patamar que nenhuma outra liga, além da PBR, jamais conseguiu no país.
Em 2012, no auge dos seus melhores momentos, o CBR chegou a sancionar cerca de 300 eventos que valiam pontos para sua divisão de acesso e firmou um contrato com a Fox Sports, um dos principais canais do país, que colocaram a montaria em touros em ampla exposição no horário nobre. Mesmo fora da presidência desde 2011, quando a entidade passou a ter um novo modelo de gestão, Hedeman seguiu como o homem forte do CBR.
Porém, no início deste ano ele anunciou oficialmente sua saída do CBR. Esta saída não levou diretamente nenhum grande contrato de patrocínio embora, mas o principal prejuízo foi no calendário da competição, que deixou de contar com quatro eventos produzidos por Hedeman em El Paso, Fort Worth, Bossier City e Las Vegas e que faziam parte das principais etapas a cada temporada. Sem o seu principal garoto propaganda e sem alguns de seus principais eventos, o CBR vive uma temporada bem atípica. Este ano foram realizadas etapas em apenas oito cidades e o calendário prevê outras quatro paradas até a grande Final em julho, sendo todos da divisão de acesso.