PBR Rodeio em equipesA COMPETIÇÃO É INSPIRADA EM UMA SÉRIE DE JOGOS DO RUGBY, CONHECIDA COMO A MAIOR RIVALIDADE ESPORTIVA DA AUSTRÁLIA

No mês de julho aconteceu a edição 2021 do PBR Origin, competição entre equipes da PBR Austrália que coloca frente à frente equipes dos estados de Queensland e New South Wales. Os dois são os estados onde o esporte é mais praticado no país e consequentemente os dois que tem o maior número de competidores na elite do campeonato.

O PBR Origin é baseado no “State of Origin” (Estado de Origem), série anual de partidas de Rugby, o esporte mais popular do país. A série consiste em três partidas entre equipes especiais formadas pelos jogadores dos dois estados e se tornou a maior rivalidade esportiva da Austrália, sendo sucesso de audiência e preferência do público.

Os jogos são tradicionalmente realizados no mês de julho, por isso a PBR aproveitou para emplacar a sua versão adaptada do esporte que é sucesso no país, em busca de atrair atenção de novos públicos. Sem medo de provocar a rivalidade dos dois estados, a competição da PBR tem a intenção de mexer com os fãs buscando mostrar qual local revela os melhores competidores.

LEIA TAMBÉM:

Esta edição do PBR Origin estava programado para acontecer em três locais diferentes nas três primeiras semanas de julho, porém a primeira parada da competição que seria realizada em Newcasttle-NSW foi cancelada à novas restrições impostas no estado para combate à pandemia . Foram realizadas somente as etapas de Brisbane e Cairns, ambas em Queensland, respectivamente nos dias 10 e 17 deste mês.

Assim como aconteceu na primeira edição em 2019 a vitória no desafio foi da equipe de Queensland, que terminou na frente nas duas etapas. A série distribuiu mais de 45 mil dólares australianos em prêmios, além de pontos individuais para os competidores válidos para o ranking nacional e mundial, e um troféu para a equipe campeã da edição 2021 do PBR Origin.

Em 2019 o PBR Origin foi realizado em evento único que ocorreu em Sidney, capital de New South Wales e maior cidade do país. O formato em série de três eventos já estava programado para a temporada passada, quando teve que ser adiado devido à pandemia.

Campeão de Rodeio Austrália
O tricampeão australiano e capitão da equipe de Queensland, Aaron Kleier recebendo a taça da edição 2021 do PBR Origin após a vitória por 2 a 0 na série de eventos (PBR / Divulgação)
A COMPETIÇÃO AQUECEU A RIVALIDADE ENTRE OS ESTADOS

Com um formato bem básico e de fácil entendimento até para os leigos, o PBR Origin fez a lição de casa ao transformar uma competição individual em uma disputa de equipes sem muitas complicações e claro, “pegando carona” no evento esportivo mais popular da Austrália e que esquenta o país nesta época do ano.

Outro ponto de destaque é que apesar de existirem alguns competidores de outros estados e até da Nova Zelândia na PBR Austrália, a competição foi exclusiva para os competidores que nasceram ou residem em New South Wales e Queensland. Assim como no Rugby, cada equipe usou uniformes em referência ao seu estado e fizeram uso também dos apelidos dos times, Blues (New South Wales) e Marrons (Queensland).

NOVIDADE: TRANSMISSÕES DA PBR VOLTARAM A SER GRATUÍTAS

Cada equipe contou com 10 competidores, sendo que o capitão foi escolhido pela diretoria da PBR e os demais integrantes foram selecionados através do ranking parcial do PBR Australia Monster Energy Tour até 12 de junho. O anúncio oficial das equipes ocorreu no dia 18 de junho, duas semanas antes da data que estava programado o primeiro evento da série, dando tempo hábil de “trabalhar a mídia” de cada time.

A diretoria da PBR anunciou o capitão de cada equipe alguns meses antes para fortalecer a divulgação. Troy Wilkinson, campeão australiano de 2017 e que competiu em três edições da PBR Global Cup era novamente o capitão do time de New South Wales, enquanto Aaron Kleier, atual tricampeão nacional liderou a equipe de Queensland.

Blues vs. Marrons Rodeo
A escalação dos “Blues” e “Marrons” levou a elite da Montaria em Touros da Austrália para o PBR Origin

Os dois eventos da série foram realizados em uma única noite de competição, sendo dividido em três Round’s – duas classificatórias e a final. Os 10 integrantes de cada equipe fizeram duas montarias, no Round 1 e Round 2, com os quatro melhores de cada time voltando para o Round Final. A vitória no evento era definida pela somatória de notas das 24 montarias de cada time.

Esta busca por definir qual dos dois estados tem os melhores competidores é antiga e praticamente equilibrada. Considerando os títulos individuais na PBR Austrália, das 15 temporadas já disputadas, os competidores de New South Wales foram campeões oito vezes, enquanto os de Queensland venceram seis campeonatos. O único título não vencido por nenhum dos competidores dos dois estados foi de um competidor da Nova Zelândia.

Indo mais longe, Troy Dunn, o único campeão mundial da Austrália e considerado o maior de todos os tempos no país é natural de Queensland, assim como Greg Potter, outro que fez história na elite da Montaria em Touros nos Estados Unidos. Porém a lista dos competidores mais famosos do país é dominada pelo estado de New South Wales, terra natal de Rodney Lidgard, Brendon Clark, Ben Jones, Jared Farley, Pete Farley, David Kennedy, entre outros.

Veja conteúdos inéditos em nosso Instagram

ANÚNCIO