Como assistir as etapas da PBR ao vivoAPÓS POLÊMICAS SOBRE MUDANÇAS NAS TRANSMISSÕES, O DIRETOR EXECUTIVO DA PBR DIVULGOU NOTA EXPLICANDO SOBRE O ASSUNTO

Desde que a PBR anunciou que o conteúdo de suas etapas voltariam a ser gratuitas no início do mês passado, muitas dúvidas e polêmicas surgiram a respeito disso entre o público brasileiro, em especial porque as duas etapas realizadas após a novidade não tiveram transmissão ao vivo no Brasil. A mudança ocorreu após a PBR encerrar as atividades de sua plataforma própria de transmissão, o RidePass e o transformá-lo em um canal da PlutoTV, plataforma gratuita que abriga diversos canais e pertence ao mesmo grupo da Rede CBS.

Para esclarecer estas dúvidas o diretor executivo da PBR – Professional Bull Riders, Sean Gleason divulgou uma nota oficial na última quarta-feira, onde revela que a decisão de encerrar as atividades do RidePass foi devido ao baixo índice de assinantes e explica como ficarão as transmissões das etapas da PBR à partir de agora. Leia a nota na íntegra.

QUANDO AS TRANSMISSÕES ESTARÃO DISPONÍVEIS NO BRASIL?

A franquia brasileira do PlutoTV tem menos canais que a dos Estados Unidos, o que indica que a programação de cada país segue uma negociação diferente e o sistema limita o acesso somente para a franquia do país de onde o usuário está acessando. Sendo assim, na versão brasileira do PlutoTV ainda não há o RidePass (Canal PBR) disponível e segundo a PBR, ainda não há data prevista para ser liberado.

Um palpite nosso é que não haverá transmissões ao vivo no PlutoTV do Brasil pelo menos até o final desta temporada, já que o SporTV agora tem os direitos de transmissão das etapas da divisão principal da PBR em nosso país e irá levar ao ar os melhores momentos de cada evento cerca de uma semana após a sua realização no SporTV 3. Confira a programação da PBR no SporTV.

Pela lógica e analisando o histórico desse tipo de negociação, o contrato com o SporTV possivelmente exige exclusividade no Brasil, o que impediria qualquer transmissão gratuita de uma etapa antes de ir ao ar no canal de TV por assinatura. Fontes consultadas pelo Portal Rodeio S.A. não confirmaram se há esta exclusividade e se deve haver liberação dos eventos no PlutoTV brasileiro em breve.

Mas, não é difícil chegar a esta conclusão, já que é o mesmo que tem acontecido nos Estados Unidos onde a TV por assinatura tem prioridade sobre o PlutoTV, que não tem transmitido as etapas ao vivo, como explicou Gleason e você pode ler mais abaixo. Ou seja, mesmo que alguém consiga acessar a plataforma americana do PlutoTV direto aqui do Brasil, não deve ter acesso as etapas ao vivo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A PBR

E COMO ASSISTIR A PBR AO VIVO NO BRASIL?

Além do SporTV 3, que leva ao ar apenas os melhores momentos das etapas cerca de uma semana após elas acontecerem, os fãs podem buscar acesso ao CBS Sports Network, canal que transmite alguns rounds da Unleash The Beast, principal divisão da PBR, ao vivo ou alguns minutos após elas ocorrerem, disponível para assinatura em plataformas como Hulu, FuboTV, YouTube TV (versão paga) ou através das operadoras de TV à cabo. Mas vale ressaltar que nesse caso também pode haver uma limitação destas plataformas, devido a possível exclusividade do SporTV.

Possivelmente o RidePass deve ser disponibilizado no PlutoTV brasileiro em breve, porém, apenas com conteúdos gravados, ou como acontece nos Estados Unidos, reprises das etapas após elas irem ao ar na TV, que no caso do Brasil seria com mais de uma semana de atraso. Reafirmando nosso palpite, por tudo isso, consideramos praticamente impossível transmissões ao vivo no PlutoTV nesta temporada aqui no Brasil.

Transmissão ao vivo da PBR gratuita
Ao centro o apresentador e a repórter da PBR na CBS, Craig Hummer e Kate Harisson, juntamente com o jornalista Justin Felisko e o locutor de arena Matt West durante uma transmissão do RidePass (PBR)
COMO FICOU ESTA MUDANÇA NOS ESTADOS UNIDOS?

Desde que o RidePass se transformou em uma canal gratuito do PlutoTV em 20 de julho, já foram realizadas duas etapas da principal divisão da PBR e nenhuma delas foi transmitida ao vivo na plataforma. O motivo como dissemos acima é a exclusividade da TV, já que em contratos assim fica acertado que as etapas não podem passar em outro local antes de irem ao ar pelo canal e no caso o RidePass era a exceção devido ser a plataforma própria da PBR, sendo que mesmo assim, exatamente por causa da TV os assinantes da plataforma dentro dos Estados Unidos tinham limitações nas imagens ao vivo – a famosa câmera de longe.

Em outras palavras, se a CBS paga pelos direitos de transmissão para apresentar com exclusividade na TV por assinatura e levar os fãs a assinar seu canal, não faz sentido permitir que as etapas estejam de graça em outro local.

De forma geral, o canal CBS Sports Network (TV por assinatura) transmite ao vivo ou com um pequeno atraso de alguns minutos (dependendo da programação) todos os rounds das etapas da Unleash The Beast, o mesmo que acontecia para assinantes do RidePass. O round especial PBR 15/15 Bucking Battle é de exclusividade da CBS em canal aberto e vai ao ar sempre um dia após ser realizado na arena, no início da tarde de domingo em toda a rede da emissora.

Com o encerramento do RidePass como uma plataforma própria e sendo transformado em um canal do PlutoTV os ajustes ainda estão sendo feitos, mas conforme declarou Sean Gleason, basicamente a transmissão ao vivo no PlutoTV será apenas dos rounds que a CBS Sports Network não transmitir. Quando houver transmissão pela TV por assinatura, a etapa vai ao ar no PlutoTV na integra dois ou três dias após à sua realização, com horário pré-determinado.

O PlutoTV é uma plataforma que transmite em tempo real, ou seja, você acessa e assiste o que tiver passando naquele determinado canal, assim como ligar a TV, por isso o reprise das etapas devem ter vários horários durante a semana. A plataforma também opera com vídeo sob demanda, ou seja, vídeos que você assiste quando quiser e nesse caso as etapas devem estar disponíveis também, assim como vários conteúdos antigos e inéditos que estão sendo acrescentados.

Porém, as etapas do Pendleton Whisky Velocity Tour, divisão de acesso da PBR e que não tem transmissão pela TV devem começar a ser disponibilizados ao vivo pelo PlutoTV, assim como as demais competições que eram transmitidas no RidePass e não tem nenhum contrato com a TV.

Para os fãs que estão nos Estados Unidos praticamente nada mudou, quem assinava o RidePass apenas precisou passar a assinar o CBS Sports Network para assistir as etapas em tempo real ou aguardar alguns dias para assistir gratuitamente no PlutoTV, opção que não havia antes. No Brasil, apesar de haver a opção do CBS Sports Network torna-se mais difícil e pelo menos no momento não há a opção gratuita.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE MÍDIA

E PORQUE HOUVE ESTA MUDANÇA?

Como vemos, a informação de que as transmissões das etapas passariam a ser gratuitas e que nós mesmos publicamos aqui no Portal Rodeio S.A. menos de um mês atrás, não era falsa, porém vinha com alguns detalhes que naquele momento não foi explicado pela PBR e que geraram muita polêmica e descontentamento nas últimas semanas.

Claro que a mudança não foi decidida em cima da hora, todo o processo já vinha se desenrolando há muito tempo. Na nota publicada esta semana, Sean Gleason explicou que o RidePass não tinha assinantes suficientes para se manter como uma plataforma autônoma, ou seja, nunca foi lucrativo e aparentemente não havia muitas soluções para resolver este problema no futuro.

Assistir etapas da PBR gratuitamente
Sean Gleason, diretor executivo e “chefão” da PBR (Bull Stock Media)

“O RidePass como um serviço de assinatura era insustentável. Precisávamos de centenas de milhares de assinantes para cobrir os custos de fornecimento do serviço. Quando lançamos o serviço as plataformas autônomas pareciam promissoras, mas isso mudou nos últimos três anos. Conseguimos migrar o RidePass para uma plataforma gratuita e expandir para entregar muito mais conteúdo para nossos fãs e consumidores do esporte,” disse Gleason.

Com a transformação do RidePass em um canal do PlutoTV, apesar da confusão inicial, a PBR busca atingir novos públicos, já que a plataforma tem cerca de 50 milhões de usuários em diversos países para todo tipo de conteúdo. De maneira direta, o retorno financeiro com os anúncios nas transmissões e vídeos dentro do PlutoTV devem ser maiores que o antigo retorno de assinatura do RidePass e de maneira indireta, chegando a mais público, a PBR tem potencial de crescimento de várias formas, desde maior captação de patrocínio, venda de produtos, entre outros.

Veja conteúdos inéditos em nosso Instagram

ANÚNCIO
Compartilhar