O evento realizado pela PBR – Professional Bull Riders no último final de semana no porta-aviões USS Lexington despertou a atenção dos fãs de montaria em touros e de rodeio do mundo todo, devido a ousadia. Clique e saiba mais sobre o evento. Mas esta não foi a primeira vez que a PBR montou uma arena e colocou alguns touros para pular em um lugar inusitado.
Na verdade, desde suas primeiras temporadas lá na década de 90 a PBR já ousava realizar eventos em locais desafiadores, como no antigo estádio do Dallas Cowboys, assim como no atual, além de competições na arena de entretenimento mais famosa do mundo, o Madison Square Garden, em Nova York, entre tantos outros lugares.
Mas hoje vamos abordar eventos realizados em lugares realmente inusitados, competições curtas, arenas pequenas, locais chamativos. Todos eles com algo em comum: o apelo promocional, ou seja, realizados para chamar a atenção e promover algo.
NA TIME SQUARE EM NOVA YORK
Conhecida mundialmente como a área mais movimentada de Nova York, a Time Square se forma do cruzamento de algumas das principais ruas e avenidas da cidade, abrigando o coração financeiro e empresarial da cidade. Foi neste cenário que em outubro de 2010 a PBR decidiu levar alguns de seus melhores touros e competidores, para um evento inédito.
Com o objetivo de promover a PBR World Finals daquele ano, que aconteceria em Las Vegas na semana seguinte e a etapa de Nova York, que aconteceria dois meses depois, uma arena foi montada entre os prédios de uma das ruas da Time Square e o público – pessoas que trabalham na região e turistas – se aglomerou em pé, em volta da cerca.
Esta ação foi idealizada por Sean Gleason, atual presidente da PBR, mas que na época era diretor operacional da entidade. De acordo com ele, havia cerca de oito anos que a PBR tentava realizar o evento nas ruas de Nova York, mas as autoridades locais não autorizavam devido aos transtornos que causaria ao trânsito de veículos. Após algumas mudanças na infraestrutura da cidade, partes da Time Square ficaram exclusivas para pedestres, o que viabilizou a realização deste evento.
Foram transportados para o local mais de 40 toneladas de estruturas e areia, com cerca de 30 funcionários trabalhando diretamente na montagem, que começou a meia-noite e precisou estar pronta às 13 horas para o início da competição. Um detalhe da arena é que as autoridades exigiram que as cercas tivessem 2,5 metros de altura, alguns centímetros a mais que as arenas habituais, para garantir a segurança.
Outra curiosidade é que o evento aconteceu na tarde de uma sexta-feira, dia de grande movimento na Time Square e até mesmo os trailers que transportaram os touros tiveram dificuldade para se aproximar da arena.
A competição durou menos de uma hora e foi gravada para ser transmitida em TV aberta pela CBS, na tarde de domingo. Foram escalados 10 competidores, incluindo os brasileiros Valdiron de Oliveira, Robson Palermo e Silvano Alves, recém chegado nos Estados Unidos. O título ficou com Travis Briscoe, que obteve a melhor nota entre os quatro competidores que alcançaram os oito segundos.
O resultado da ousadia se refletiu nas vendas antecipadas de ingressos para a etapa de Nova York, que viria a acontecer em janeiro de 2011. Devido a ação na Time Square, até aquele final de semana as vendas eram 20% maiores que nos anos anteriores, no mesmo período.
EM UMA PRAIA DA CALIFÓRNIA
Em outubro de 2014 foi a vez de Huntington Beach, conhecida como a capital do surfe nos Estados Unidos receber a visita dos melhores competidores e touros do mundo. Um pouco menos trabalhoso, mas com os mesmos objetivos, o evento realizado na principal praia da cidade localizada no sul da Califórnia também é um marco na história da PBR.
O Monster Energy Bulls on the Beach também foi realizado uma semana antes da PBR World Finals, despertando interesse de um novo público e claro, da mídia, para o esporte e a marca. A competição foi uma edição do PBR 15/15 Bucking Battle, que reúne os melhores competidores e touros do ranking, sendo a última chance de pontuar antes da grande final da temporada.
A arena foi montada no estacionamento que fica entre a avenida e a praia, em um dos pontos mais movimentados da cidade. Considerando as arquibancadas, a área vip e a parte onde o público se acotovelou para assistir da beira da cerca as montarias, o evento reuniu cerca de 5000 pessoas, de acordo com a PBR.
Como parte da ação promocional, antes do evento alguns competidores foram desafiados a “pegarem ondas” com alguns surfistas profissionais e também jogaram vôlei na areia, sendo que depois estes atletas da praia foram desafiados a montar em um touro mecânico, para conhecer um pouco mais sobre o esporte das arenas.
Outra ação interessante é que o sorteio das montarias foi feito em uma cerimônia aberta ao público, também de forma inusitada. No palco haviam 15 pranchas de surfe, cada uma contendo o nome de um dos touros coberto com um adesivo e pela ordem do ranking os competidores escolhiam uma prancha, retirando o adesivo para revelar o touro que iriam desafiar.
Entre os participantes, oito eram brasileiros, mas a vitória foi de Matt Triplett, um dos quatro únicos a obter nota. Guilherme Marchi desafiou o touro Mick E. Mouse, valendo um bônus extra de US$ 25 mil, mas não permaneceu os oito segundos. O público também pode conhecer de perto o lendário Bushwacker, que não competiu, mas foi exposto no evento e na semana seguinte ganharia seu terceiro título mundial pela PBR.
NA AVENIDA MAIS FAMOSA DE HOLLYWOOD
Outro evento em local inusitado aconteceu em abril de 2015, durante o lançamento do filme The Longest Ride (Uma Longa Jornada). Na ocasião a PBR montou uma arena na Hollywood Boulevard, a avenida mais famosa do bairro de Hollywood, em Los Angeles na Califórnia, que abriga os principais estúdios de cinema do mundo.
A avenida, onde também fica a mundialmente conhecida “Calçada da Fama” é tradicionalmente lembrada pelas ações de lançamento dos filmes produzidos em Hollywood, com cerimônias históricas. Diversos outros lançamentos já tiveram ações ousadas na avenida, geralmente relacionados ao tema do filme, mas esta foi a primeira vez que aconteceu montaria em touros no local.
Este filme é até hoje a mais cara produção cinematográfica relacionada ao mundo dos rodeios e o lançamento contou com diversas celebridades que desfilaram no tapete vermelho ao lado de astros das arenas como os fundadores da PBR, Cody Custer, Michael Gaffney e Jerome Davis, além de grandes nomes como Tater Porter, Cord McCoy, Bonner Bolton, Douglas Duncan, entre outros.
Realizada no início da noite de uma segunda-feira, a competição teve 20 montarias, mas não contou com nenhum dos competidores e touros que estavam no topo do ranking na época. Com participantes menos conhecidos dentro da arena, as montarias foram apenas uma exibição e não valeram pontos para nenhum ranking da PBR.
A ação, claro, ajudou a divulgar e chamar atenção para The Longest Ride, que foi exibido só para convidados naquela mesma noite e chegou aos cinemas no final de semana seguinte onde foi um dos três filmes mais assistidos em cinemas dos Estados Unidos.
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