A Temporada 2024 da Copa Rozeta Cutiano foi concluída de 14 a 17 de novembro, durante o 33° Rodeio Tavorense em Joaquim Távora no norte do Paraná e consagrou Felipe Mariano (Deodápolis-MS) como Campeão Nacional e que irá receber como prêmio UMA CASA totalmente equipada com energia solar. Esta foi a sexta vez que a Final Nacional da Copa Rozeta Cutiano aconteceu no Rodeio Tavorense, conhecido como O Gigante do Paraná e que é um dos maiores eventos do estado e referência em todo o Brasil.
“Temos uma história de muitos anos de parceria com o Rodeio Tavorense e eu quero agradecer imensamente a Comissão Os Gigantes, ao presidente Diego, ao vice-presidente Orlandão, ao meu amigo Kaju Véio, ao Luciano Nabarro, Dione Pokemon, Felipe Tio, Vivi Bagatim, Guilherme, Jayro Henrique, Carlão, João Nabarro, Tanaka, Zóio, Jerry, Willian, Larice, Chiquinho Garcia, Tucano, Rominho Senhorine e a Dona Neusa Vieira, por todo apoio e confiança na Ekip Rozeta,” disse Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta.
“Também quero agradecer ao Martinez Batateiro, Nego Bucha, Eduardo Sales, Bar do Macapá, ao prefeito municipal Vilela, ao vice-prefeito Tonico, ao prefeito eleito Gelson Nassar e seu vice Jair Mazoti. e também a Cia. Original – Macarroni, Fabinho e Sr. Adilson e toda a equipe por mais uma ano se empenharem na realização da nossa Final Nacional,” completou.
Com 10 vitórias ao longo da temporada, Felipe Mariano chegou a decisão com uma boa vantagem sobre os demais concorrentes e mesmo não indo bem na etapa final, garantiu seu primeiro título nacional. Ele recebeu a Taça Waltinho Biasi, troféu que este ano homenageou o saudoso tropeiro que fundou a Cia. WR e escreveu seu nome na galeria de Campeões da Copa Rozeta Cutiano ao lado de seu pai, Altamiro Lima dos Santos, que foi Campeão Nacional em 2019.
“Eu sou muito grato a Deus por tudo que tem acontecido em minha vida e por este ano abençoado. Quero agradecer também a todos que torcem por mim e me apoiam, meus pais, minha família, minha namorada e meu amigos, por estarem sempre comigo. Este título é a realização de um sonho, lutei muito pra conquistar ele, cheguei perto outras vezes, tive momentos ruins, mas tudo acontece na hora que Deus permite e agora sou o Campeão Nacional,” declarou o competidor emocionado ainda dentro da arena.
O sul mato-grossense de 28 anos faturou UMA CASA equipada com energia solar no valor de R$ 200 mil, uma premiação inédita no Rodeio brasileiro em uma iniciativa da Ekip Rozeta e da EcoPower Energia Solar, e que será adquirida e entregue na cidade de sua preferência. Ainda dentro da arena e agora com uma casa nova, Felipe Mariano aproveitou para viver mais um momento marcante em sua vida e de surpresa fez o pedido de casamento a sua namorada Raíssa, que também é de uma família tradicional do Rodeio, filha do tropeiro Nilton Cardoso
“Estou orgulhoso de concluir mais uma temporada e ainda mais por conta deste prêmio inédito. Dinheiro sempre é importante, mas sabemos que o sonho de todos os brasileiros é ter uma casa própria, então juntamente com a EcoPower tivemos esta iniciativa, para cumprir mais uma vez a nossa missão de ajudar a mudar a vida dos competidores e de seguir valorizando ainda mais a modalidade Cutiano”, declarou Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta.
Ele agradece ainda todas as comissões organizadoras, competidores, tropeiros, demais profissionais, parceiros e patrocinadores que ajudaram a realizar esta temporada histórica do Campeonato. A Copa Rozeta Cutiano´2024, que teve início ainda em novembro do ano passado, contou com 53 etapas em seis estados brasileiros, incluindo competições nas arenas mais famosas do país e totalizou o recorde de R$ 1.833.000,00 em prêmios.
Pelo quarto ano consecutivo a égua Paixão Caipira de propriedade da Cia. Tito Cardoso conquistou o título de Melhor Animal da Copa Rozeta Cutiano, após vencer 14 etapas na temporada, incluindo o evento em Joaquim Távora. A estrela das arenas já é a recordista absoluta de títulos na história do campeonato e soma mais de 50 fivelas em etapas. A Cia. Tito Cardoso / Nilton Cardoso, de Aparecida do Taboado-MS, também conquistou pela quarta vez o título de Melhor Tropa da Temporada ao somar 10 vitórias em etapas durante o ano e agora soma esta conquista aos títulos de 2017, 2018 e 2019, para também se manter como recordista absoluta no Campeonato.
Também foram premiados, Jefferson Caldeira Brant (Deodápolis-MS), o Melhor Estreante da Temporada, terminando em terceiro lugar no ranking logo em seu primeiro ano no Campeonato e o jovem talento de apenas 17 anos, José Lucas Dias (Mirassol-SP), que foi eleito o Competidor Revelação, surgindo como a mais nova estrela da modalidade.
O Campeão da Final Nacional, considerando somente os pontos obtidos no Rodeio Tavorense foi Luis Henrique de Almeida (Piracicaba-SP) que marcou 91,00 pontos em sua última montaria no cavalo Romance (W.R. – Roberto Biasi). Ele foi seguido por Luiz Fernando Anastácio (Promissão-SP) que ficou em segundo lugar, além de José Lucas Dias (Mirassol-SP), Jefferson Caldeira Brabt (Deodápolis-MS) e Vaelter Dias (Mirassol-SP), que completaram o pódio da etapa. A Cia. W.R. Roberto Biasi venceu como a Melhor Tropa do evento, marcando média de 44,22 pontos enquanto Paixão Caipira (Tito Cardoso) foi o Melhor Animal, com 45,67 pontos.
Além da Final Nacional da Copa Rozeta Cutiano, o 33° Rodeio Tavorense sediou também uma etapa do Campeonato Nacional de Montaria em Touros, que teve a vitória de Cristiano Cruvinel (Rio Verde-GO), após também marcar a maior nota da final, 91,75 pontos no touro Pacífico (Máfia do Boi). Completaram o pódio da etapa, Leandro Henrique Machado (Nova Esperança-PR), Alexandre Reis Perez (Monte Azul Pta.-SP), Mário de Negri (Canarana-MT) e Luiz Gustavo da Silva (Douradina-PR). A Cia. Máfia do Boi venceu como Melhor Boiada, obtendo 44,48 pontos na média e também teve o Melhor Touro, com Gosto Amargo vencendo com média de 45,63 pontos.
Classificação Final – Temporada 2024
1 – Felipe Mariano – Deodápolis-MS – 24.838,50 pontos
2 – Alessandro Vieira – Bocaiúva-MG – 17.875,25 pontos
3 – Jefferson Caldeira Brant – Deodápolis-MS – 17.864,75 pontos
4 – Luís Henrique de Almeida – Piracicaba-SP – 17.217,25 pontos
5 – Luiz Henrique Calejuri – Mirassol-SP – 16.684,00 pontos
Resultado Final – Montaria em Cutiano
1 – Luís Henrique de Almeida – Piracicaba-SP – 358,00 pontos
2 – Luiz Fernando Anastácio – Promissão-SP – 356,25 pontos
3 – José Lucas Dias – Mirassol-SP – 355,75 pontos
4 – Jefferson Caldeira Brant – Deodápolis-MS – 352,50 pontos
5 – Vaelter Dias – Mirassol-SP – 350,25 pontos
Resultado Final – Montaria em Touros
1 – Cristiano Cruvinel Ferreira – Rio Verde-GO – 268,00 pontos
2 – Leandro Henrique Machado – Nova Esperança-PR – 266,00 pontos
3 – Alexandre Reis Perez – Monte Azul Pta.-SP – 263,25 pontos
4 – Mário de Negri – Canarana-MT – 260,25 pontos
5 – Luiz Gustavo da Silva – Douradina-PR – 180,75 pontos
Assessoria: Agência PrimeComm / Foto: Fernando Santos