ESTUDO INÉDITO REVELA A QUANTIDADE DE RODEIOS REALIZADOS NO BRASIL

Mais de 82% dos rodeios brasileiros são realizados em apenas seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Quantidade de Rodeios realizados no BrasilCom mais de 60 anos de história, o rodeio brasileiro tem algumas carências no que se refere a dados. E uma delas é exatamente a quantidade de eventos com competições de rodeio que são realizadas em nosso país anualmente. Os números apresentados até hoje são estimativas e suposições, já que nunca houve um levantamento conclusivo sobre este dado. Desde a década de 90, diversas publicações apresentam números estimados, os mais comuns sendo 1000, 1200, 1500 e 1800, mas é possível encontrar também citações que apontam para a absurda quantia de 3000 rodeios anuais no Brasil.

Para sanar esta dúvida e apresentar números mais coerentes com a realidade a Agência PrimeComm em parceria com o Portal Rodeio S.A. desenvolveu um estudo inédito com o intuito de catalogar os rodeios realizados no Brasil. Os resultados estão disponíveis no Levantamento Anual de Rodeios Realizados no Brasil, apresentados aqui pela primeira vez. Através destes resultados, além de se chegar a quantidade de rodeios realizados no país com uma margem de erro mínima, também foi possível mapear quais estados e regiões abrigam mais eventos, quais os meses em que se realiza mais rodeios, entre outros tantos dados importantes para a indústria do nosso esporte.

OS RESULTADOS

Através da metodologia de pesquisa utilizada e que será explicada logo mais a frente, o Levantamento Anual de Rodeios Realizados no Brasil concluiu que no ano de 2017 foram realizados 908 rodeios em nosso país. Este resultado é 24% menor que o número comum mais baixo apresentado nas publicações anteriores (1200) e quase 50% menor que a quantia de 1800 rodeios, apresentada já diversas vezes. Com a metodologia aplicada para catalogar os rodeios, buscou-se perder o mínimo possível de eventos não catalogados, sendo assim, mesmo que seja aplicada uma taxa de erro de 10% (considerada alta) nos resultados do estudo, o número total não ultrapassa os 1000 rodeios anuais.

O ano de 2017 pode ser considerado um ano forte na realização de rodeios, sem fatores que impediram a realização dos mesmos, como eleições, greves nacionais, entre outros. Sendo assim, o estudo considera este número como satisfatório e não há margens para acreditar que nos próximos anos possa haver uma quantidade muito maior que esta apresentada. No mês de julho, será apresentada uma prévia da versão 2018 do estudo, comparando o número de rodeios realizados no primeiro semestre deste ano com a quantidade apresentada em 2017, de onde será possível estimar se nesta temporada haverá aumento ou queda nos números.

Além do número total de rodeios realizados no Brasil, o estudo trouxe outros dados interessantes e hoje sabemos que 82,16% dos rodeios são realizados em seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Tradicionalmente estes estados representam o eixo forte do rodeio nacional, concentrando os principais eventos, competidores, contratados e fornecedores de serviços. Outros nove estados compõem o grupo que podemos chamar de recorrentes, onde há tradicionalmente a realização de rodeios, mas em número menor que os outros estados. Juntos, estes nove estados somam 16,30% dos rodeios realizados no Brasil. Um terceiro grupo é que podemos chamar de eventuais, onde não há tradição, mas ocorrem esporadicamente alguns rodeios. Estes estados representam apenas 1,54% do total. Sete estados não tiveram nenhum rodeio catalogado durante o estudo referente a 2017.

RESULTADOS POR ESTADO

No estudo estão catalogados rodeios em 19 estados e mais o Distrito Federal, que para simplificar, aqui será tratado sempre como estado também. Os sete estados onde não foram catalogados rodeios ficam todos na região Nordeste, sendo que as outras quatro regiões apresentaram rodeios em todos os estados. Como já era previsto, São Paulo lidera como o estado que mais realizou rodeios no Brasil em 2017, totalizando 267 rodeios ou 29,41% do total. A segunda colocação ficou com o estado de Minas Gerais, que realizou 194 rodeios ou 21,37%. Juntos, São Paulo e Minas Gerais apresentaram 50,77% do total, ou seja, mais da metade dos rodeios realizados no país ocorrem nesses dois estados. O outro único estado a ultrapassar a marca de 100 rodeios no ano de 2017 foi o Paraná, que aparece em terceiro lugar com 114 rodeios ou 12,56%.

Os seis principais estados
POSIÇÃO ESTADO RODEIOS % DO TOTAL
1 São Paulo 267 29,41
2 Minas Gerais 194 21,37
3 Paraná 114 12,56
4 Goiás 73 8,04
5 Mato Grosso 59 6,50
6 Mato Grosso do Sul 39 4,30

 

Na sequência aparecem os três estados da região Centro-Oeste, sendo que Goiás ocupa a quarta posição no geral, totalizado 73 rodeios ou 8,04%. Mato Grosso com 59 rodeios ou 6,50% do total e Mato Grosso do Sul, com 38 rodeios ou 4,30%, completam o eixo forte do rodeio nacional. Apesar de não integrar o grupo anterior, o estado de Rondônia ganha destaque com a realização de 33 rodeios (3,63%), apenas cinco a menos que Mato Grosso do Sul, que ocupa uma posição acima. Os estados deste grupo podem ser considerados como emergentes, ou seja, onde o rodeio vem se desenvolvendo ao longo dos últimos anos. Espírito Santo, com 28 rodeios (3,08%) e Pará com 25 rodeios (2,75%) são dois bons exemplos e aparecem na sequência. A lista segue com Tocantins, 17 rodeios, Distrito Federal, 11 rodeios, Acre e Santa Catarina, ambos com 10 rodeios cada, Rio de Janeiro, oito rodeios e Rio Grande do Sul, seis rodeios. O outro grupo é composto por Bahia, cinco rodeios, Amazonas, quatro rodeios, Maranhão e Roraima, dois rodeios cada e Amapá, com um rodeio.

Levantamento Anual de Rodeios Realizados no Brasil
Tabela: Resultados do Levantamento Anual de Rodeios Realizados no Brasil / Por Estados 2017
Baixe o arquivo completo

RESULTADOS POR PERÍODO

O período de realização de rodeios varia de estado para estado. Considerando os 10 estados que mais realizaram rodeios, São Paulo e Paraná foram os únicos que tiveram rodeios em todos os meses do ano. Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espirito Santo tiveram rodeios catalogados em 10 meses do ano e nos demais estados as temporadas variam de seis a nove meses, que geralmente começam a partir de março e se encerram no máximo em novembro.

Dos 908 rodeios, 320 foram realizados no primeiro semestre (35,24%) e a grande maioria, 588 foram realizados no segundo semestre (64,75%). Esta diferença deve-se aos meses de janeiro e fevereiro, quando foram catalogados os menores números de rodeios no ano devido a época das chuvas. Setembro foi o mês com o maior número de rodeios, 169 rodeios ou 18,61% do total, seguido do mês de julho com 138 rodeios (15,19%) e junho com 118 rodeios (12,99%). Estes foram os únicos três meses onde houve a realização de mais de 100 rodeios. O quarto mês com mais rodeios foi agosto, com 97 rodeios ou 10,68%. Maio com 89 rodeios e outubro com 84 rodeios, completam a lista dos seis meses que registraram mais rodeios no ano. Assim, entre 01 de maio e 31 de outubro foram realizados 695 rodeios ou 76,54% do total anual.

A semana com o maior número de rodeios realizados durante o ano de 2017 foi o período do feriado da Independência. Entre quarta-feira, 06 de setembro e domingo 10 de setembro, foram realizados 72 rodeios em 15 estados diferentes.

METODOLOGIA APLICADA

A captação dos dados apresentados no Levantamento Anual de Rodeios Realizados no Brasil foram feitas em duas etapas. Na primeira, os dados foram catalogados diariamente, através da divulgação na internet e outros meios. Nesta fase, foram catalogados a cada semana os rodeios que integravam os campeonatos, em todos os estados, além do acompanhamento da divulgação da agenda dos próprios rodeios e de cerca de 500 profissionais e empresas prestadoras de serviço.

Após o encerramento do ano de 2017, esta etapa havia catalogado 733 rodeios em todo o Brasil e então deu-se inicio a segunda e conclusiva etapa do estudo. A segunda etapa, foi uma verdadeira varredura composta por pesquisas minuciosas em redes sociais e sites de buscas, que incluíam a comparação da agenda divulgada em anos anteriores, confirmando se o rodeio foi ou não realizado em 2017. Nesta etapa foram incluídos então mais 23,87% de rodeios que não haviam sido catalogados na captação de dados durante todo o ano, chegando ao resultado de 908 rodeios realizados.

Com o intuito de chegar ao número mais próximo possível de rodeios realizados no Brasil, o estudo esgotou todos os métodos de pesquisa, incluindo revisões precisas, o que da a confiabilidade de mais de 90% nos dados apurados. Pelos métodos usados, acredita-se que quase todos os rodeios que tiveram algum tipo de ligação com a internet, seja antes ou depois de sua realização, estão catalogados. Apesar do advento da internet, entende-se que alguns rodeios não tiveram nenhum tipo de divulgação, ou não foram encontrados na pesquisa final, porém, acredita-se que este número não seja nem 10% a mais dos que os rodeios que foram catalogados, concluindo assim o estudo com uma margem mínima de erro.

É importante salientar que fizeram parte desta pesquisa apenas os rodeios considerados profissionais, com estrutura mínima de um evento e a realização de pelo menos a modalidade de montaria em touros. Não foram considerados os torneios e bolões, que não caracterizam uma festa do peão ou um rodeio profissional. Também não foram catalogados os eventos onde ocorreram apenas provas cronometradas, sem a montaria em touros. Eventos realizados em dois finais de semana, mesmo com competições independentes a cada semana, foram considerados como um único rodeio, a exemplo da Festa do Peão de Boiadeiro de Americana, que realiza uma competição diferente a cada semana, mas que consta no estudo como um rodeio apenas. É importante salientar que foi confirmada a realização de todos os 908 rodeios catalogados.

ESTUDO PRELIMINAR

Os estudos para o Levantamento Anual de Rodeios Realizados no Brasil tiveram inicio ainda em 2016, quando se buscou ter uma base inicial para catalogar o número de rodeios realizados no Brasil. Foi um ano bem atípico, com diversos rodeios que deixaram de acontecer, principalmente em virtude das eleições municipais, totalizando apenas 683 rodeios durante todo o ano. Devido a ter sido comprovadamente um ano com baixo número de rodeios realizados, a Agência PrimeComm optou por aguardar mais um ano para divulgar o levantamento, podendo assim usar os dados de 2017 como o primeiro estudo oficial.

Comparando os dois cenários, o ano de 2017 teve um aumento de 32,94% em relação ao ano anterior. Mas as comparações anuais só serão mais precisas quando forem explorados todos os cenários. Após encerrar o ano de 2018, um ano com eleições nacionais e que já teve alguns rodeios adiados ou cancelados devido a greve dos caminhoneiros, será possível analisar o quanto cada fator deste influencia na quantidade total. Em 2019, ano sem eleições e 2020, com novas eleições municipais concluirão todos os cenários possíveis, chegando então a conclusões mais concretas sobre esses dados.

O resultado detalhado do Levantamento Anual de Rodeios Realizados no Brasil estará disponível em breve contendo a relação dos rodeios catalogados e uma análise geral do estudo
ANÚNCIO