Você certamente já viu ela essa semana. Garanto que já viu também diversas vezes nos últimos meses. E tenho absoluta certeza que já viu incontáveis vezes nos últimos anos. A imagem acima se tornou a foto mais conhecida do rodeio brasileiro e intriga muita gente, devido ao tanto de materiais e locais que ela aparece.
Mas não foi por acaso que ela se tornou “campeã de aparições” e uma combinação de diversos fatores levaram essa foto a marcar presença em centenas de cartazes, materiais gráficos de internet, logotipos, chamadas de textos, materiais impressos e diversos outros lugares onde você possa imaginar que necessite de uma imagem para ilustrar o rodeio.
O primeiro motivo é a imagem em si, que está visivelmente chamativa: o competidor de frente, em uma boa posição, o touro com ótima aparência e também em uma boa posição. Outro fator é que naturalmente ela já evidencia competidor e touro, desfocando os demais elementos da arena, não necessitando de recorte para a maioria dos tipos de uso em design gráfico.
É importante ressaltar porém, que os designers gráficos especializados em rodeio, ou que prestam serviço com certa regularidade, como dispõem de diversas imagens de montarias em seus bancos de dados, raramente usam esta imagem. A “culpa” de sua popularização se deve principalmente aos designers que prestam serviços esporádicos ao rodeio.
Algo que contribuiu bastante para isso, é que durante muito tempo esta imagem foi a primeira nos resultados da pesquisa do Google quando se usava a palavra “Rodeio”, aparecendo no site de uma ONG contra que luta para o fim dos rodeios. Assim, quando alguém precisava recorrer aos arquivos da internet para obter uma foto que ilustrasse algo de rodeio, a primeira opção era de cara, uma foto com todos esses elementos favoráveis e assim ela foi se popularizando cada vez mais.
Capturada pelo fotógrafo Cornélio Júnior em 2011, durante a etapa do Circuito Crystal Top Team realizada em São José do Rio Preto-SP, a foto registra a montaria de Ailton Amorim no touro Sertanejo (Márcio Ventura). A imagem é conhecida nos bastidores do rodeio como o “Boizinho da Crystal” ou “Boizinho do Top Team”, pela fácil identificação de ambas as marcas nas placas da arena, porteiras dos bretes e uniformes dos profissionais e do competidor.
Tudo começou porque nesta montaria Amorim obteve a maior nota da noite de sexta-feira na competição e a assessoria de imprensa do campeonato distribuiu a foto logo em seguida para os veículos de comunicação, relatando o resumo da noite e chamando a atenção para a noite seguinte, quando foi realizada a grande final da etapa. Assim, muitos sites e blogs postaram a imagem, garantindo sua permanência e posteriormente sua disseminação na internet.
Sem querer abusar ainda mais dos direitos autorais dela, que já são abusados há muito tempo, selecionamos abaixo uma pequena amostra da enxurrada de aparições que esta imagem tem no mundo do rodeio.
Colaboração: Guilherme Ferreira | Maikon Soares