CONSIDERADO O MAIOR RODEIO DO CANADÁ E UM DOS MAIS FAMOSOS DO MUNDO, EVENTO ACONTECE SEM RESTRIÇÕES

Nesta sexta-feira (09) tem início a edição 2021 do Calgary Stampede, evento que abriga o principal rodeio do Canadá e um dos mais famosos do mundo. O evento que recebia um público superior a 1 milhão de pessoas anualmente foi cancelado no ano passado pela primeira vez em mais de 100 anos de história, devido a pandemia.

Este será o primeiro grande evento com público no Canadá desde que as restrições de combate ao vírus tiveram início em março de 2020 e irá ocorrer de forma normal, praticamente sem restrições, seguindo apenas alguns protocolos de saúde. Isto só está sendo possível graças aos esforços dos organizadores, apoio das autoridades e a situação da pandemia no país.

A 108ª edição do Calgary Exhibition & Stampede passou por muitas mudanças em sua programação e algumas atrações importantes não serão realizadas este ano como o desfile típico pelas ruas da cidade e a corrida de carruagens que é um dos destaques do evento ao lado do rodeio. Os organizadores estimam que a queda de público em relação a 2019 será de até 50%.

Contando com centenas de atrações em sua programação, as edições recentes do evento chegaram a atrair mais de 1,2 milhões de visitantes em 10 dias. O evento é multicultural e abriga atrações como exposições agrícolas, leilões, julgamento de raças, shows musicais, festivais gastronômicos, desfiles típicos, etc.

Rodeio de Calgary durante a pandemia
A tradicional corrida de carruagens, uma das atrações preferidas do público no Calgary Stampede, não será realizada na edição deste ano (Divulgação)

Devido a sua grande importância para o turismo o evento faz parte do “Plano de Abertura do Verão”, uma iniciativa do governo da província (estado) de Alberta para enfrentar a pandemia e atrair turistas durante o verão, que na América do Norte teve início este mês. No dia 1° de julho a província retirou todas as restrições para comércios e eventos, incluindo a não obrigatoriedade do uso de máscara, mantendo apenas algumas pequenas restrições pontuais.

O plano pode ser colocado em prática devido ao avanço do combate ao vírus. Até na primeira semana do mês mais de 73% dos adultos de Alberta haviam recebido ao menos uma dose da vacina contra a COVID-19 e cerca de 44% já estavam totalmente vacinados. Com 4,3 milhões de habitante a província registrou desde o início da pandemia 232 mil casos da doença e pouco mais de três mil mortes.

A retomada deve ser gradual, mas a realização do Calgary Stampede 2021 já deve gerar um grande impacto para a economia da região. O órgão responsável pela gestão do turismo na província estima que a taxa de ocupação dos hotéis durante o evento chegue a 50%, longe da taxa de 90% que ocorria em anos anteriores a pandemia, porém, muito mais animador que nos meses anteriores quando a taxa de ocupação por turistas era praticamente zero.

COMO O CALGARY STAMPEDE 2021 SERÁ REALIZADO?

Para conseguir realizar o evento recebendo a presença de público, os organizadores do Calgary Stampede desenvolveram diversas medidas para trazer mais segurança aos participantes. Estas medidas em conjunto com o trabalho das autoridades de saúde prometem a realização de um evento que deve se tornar referência em meio a pandemia.

De maneira geral as regras para o público dentro do Stampede Park serão bem flexíveis, principalmente em relação as atrações realizadas em locais abertos. Não será obrigatório o uso de máscara e não haverá restrições para pessoas que ainda não estejam vacinadas, já que a comprovação da vacina não é exigida.

As principais restrições serão a medição da temperatura na entrada e a proibição de se entrar com bolsas, sacolas e determinados tipos de objetos. O uso de máscara e exigência de vacinação deve ocorrer somente em algumas atrações que acontecem em locais fechados e com pouca circulação de ar.

Outra importante medida é que haverá distanciamento social nas arquibancadas do rodeio. Na maior parte dos setores as cadeiras serão disponibilizadas em pares, com as duas outras cadeiras vizinhas ficando vazias. Também há setores para grupo maiores de pessoas, porém sempre mantendo distanciamento de outros grupos.

Leia também: RODEIO DE CHEYENNE ESTÁ CONFIRMADO PARA JULHO

A competição de rodeio tem um capítulo à parte nas medidas adotadas pelo Calgary Stampede para evitar o contágio e a propagação do vírus. Os organizadores conseguiram a aprovação de uma autorização especial do governo federal para que os competidores e demais contratados para o rodeio não precisem passar pela quarentena de isolamento antes do evento.

Isto porque, boa parte dos competidores e profissionais das diversas áreas que atuarão no rodeio são ou estavam nos Estados Unidos nas últimas semanas e precisariam enfrentar alguns dias de isolamento ao ingressar no Canadá, assim como deve acontecer com turistas e pessoas comuns.

Para que esta isenção de quarentena fosse aprovada a organização do evento estabeleceu algumas medidas específicas e que devem ser seguidas à risca. Entre essas medidas está previsto que todos os competidores devem estar vacinados, que façam testes diários e fiquem isolados do público e população geral da cidade.

Em relação a aceitação do evento, as opiniões são divididas. Embora as autoridades de saúde locais e nacionais tenham aprovado a forma como o evento vai ocorre, há parte da população que acredite que ele não devia ser realizado, enquanto outra parte confirma a sua importância e apoia a sua realização.

RODEIO TEM PREMIAÇÃO MENOR E AUSÊNCIA DE ALGUNS NOMES FAMOSOS

Não só pela nova realidade imposta pela pandemia aos participantes, mas o Rodeio do Calgary Stampede deste ano deve ser bem diferente do que o público estava acostumado nos últimos anos. A grande expectativa é se a qualidade das competições e aquela magia do formato único da competição do evento irá permanecer.

Este ano o evento volta a ser sancionado pela PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association, com o dinheiro ganho sendo válido para o ranking do maior e mais antigo campeonato de rodeio completo do mundo. Porém, muitos competidores que terminaram entre os 10 melhores do ranking da PRCA em 2020 e que teriam direito a vaga na competição abriram mão do convite.

Nos anos anteriores os Top da PBR tinham direito a nove das 20 vagas, já que a competição também valia para a divisão de acesso do campeonato mundial. Com a volta da parceria com a PRCA os convites da PBR foram transferidos para a outra entidade e a esperada ausência dos nomes mais famosos da montaria em touros foi confirmada.

Rodeio de Calgary 2021 durante a pandemia com público
As competições do rodeio são realizadas tradicionalmente durante a tarde e atraem grande interesse do público (Divulgação)

Apesar da lista divulgada na semana passada conter 21 ou 22 nomes em algumas modalidades o regulamento da competição permanece o mesmo, com os competidores divididos em dois grupos. Cada grupo compete quatro vezes, com os quatro melhores avançando para as semifinais e os demais tendo direito a mais uma apresentação em busca das duas vagas restantes. Dos 10 semifinalistas saem os quatro competidores que disputam o título em cada modalidade no último dia do Calgary Stampede.

Uma mudança significativa ocorreu na premiação, que deve ser menor este ano e totalizar cerca de 1,5 milhões de dólares, sendo distribuídos 250 mil dólares em cada uma das seis modalidades oficiais. Porém, a premiação de 100 mil dólares para o campeão de cada modalidade foi mantida. De acordo com o regulamento da PRCA somente 50% do valor deste bônus é acrescentado ao ranking mundial.

Todos os dias de competição do Calgary Stampede serão transmitidos pelo canal www.cowboychannel.com e pelo aplicativo www.cowboychannelplus.com

Veja conteúdos inéditos em nosso Instagram

ANÚNCIO