ANÁLISE: RIVALIDADE ENTRE MEGA EVENTOS FAVORECE OS COMPETIDORES NOS ESTADOS UNIDOS

Abner Henrique analisa a estratégia do The American em realizar uma nova edição em Nova York e lembra que em 2020 os competidores terão 9 milhões de dólares a mais em disputa

Os organizadores do The American anunciaram no inicio deste mês a realização de mais um mega evento em 2020, o Rodeo New York. Além de marcar a volta do rodeio completo a maior cidade dos Estados Unidos depois de quase 30 anos, o evento será mais um no calendário norte-americano a distribuir mais de 1 milhão de dólares em prêmios.

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A realização deste novo evento é uma clara “ofensiva” para cima da WCRA – World Champions Rodeo Alliance, marca lançada em 2018 e que tem como objetivo realizar ao menos quatro mega eventos com esta premiação por ano. E esta “rivalidade” milionária deve trazer muitos benefícios a indústria do rodeio.

O The American foi durante cinco anos o único evento, além das Finais Mundiais da PBR e PRCA, e de eventos tradicionais como Calgary Stampede e Houston Rodeo a distribuir mais de 1 milhão em prêmios. Isso lhe dava muito poder de mídia, já que era um evento diferenciado, com uma super premiação. Então, surgiu a WCRA propondo a realização de quatro eventos similares por ano, além de outros quatro eventos “menores” que valem como classificatória e distribuem meio milhão de dólares cada.

E de fato, desde seu lançamento, já realizou três, sendo dois este ano e o próximo esta agendado para o mês de julho, deixando espaço para talvez realizar mais uma edição ainda este ano. Estes eventos não necessariamente ofuscaram o The American, mas obviamente que passaram a dividir os holofotes com ele, podendo o “engolir” nos próximos anos.

Foi então que os organizadores tiraram esta preciosa carta da manga. Realizar um rodeio com uma premiação milionária, na maior cidade dos Estados Unidos, já que a WCRA havia realizado uma de suas edições em Chicago, terceira maior cidade do país. A estratégia deles foi buscar superar ou igualar o concorrente que estava os superando, ao invés de tentar desqualificar ou torcer para que a outra marca desse errado.

O ponto que quero chegar é de como esta concorrência está puxando a indústria do rodeio para cima, onde as duas marcas irão buscar realizar um evento maior e mais chamativo que o da concorrente, refletindo em todo o mercado e claro, cada vez que uma der um passo grande, a outra irá buscar dar um passo maior ainda.

E para finalizar, o ponto mais importante de tudo isso: em 2020, somente nestes eventos da franquia The American e WCRA, os competidores terão disponíveis 9 milhões de dólares em prêmios, sendo pelo menos 7 milhões de dólares nos seis mega eventos e mais 2 milhões de dólares nos quatro eventos classificatórios. Como comparação, no inicio desta semana, os mais de 300 rodeios sancionados pela PRCA até agora nesta temporada, totalizaram juntos 20 milhões de dólares em prêmios.

Neste caso, ambas as marcas provam que não estão medindo esforços para se tornarem maiores e como um “gatilho” para atrair atenção do público e mídia são as grandes premiações, elas devem ser cada vez maiores, favorecendo claro, os competidores.


ABNER HENRIQUE THERÉZIO é publicitário, produtor de eventos e fanático pelo rodeio há mais de 20 anos. É proprietário da Agência PrimeComm, agência que presta serviço de comunicação e marketing para eventos, campeonatos, empresas e profissionais do rodeio e provas equestres, além de fundador da PrimeComm Sports, única agência de representação de atletas que atuou no rodeio brasileiro nos últimos anos

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