A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) anunciou na última terça-feira (14) que segue trabalhando para que possa realizar suas principais competições ainda este ano. Serão pelo menos sete eventos que juntos totalizarão cerca de R$ 5 milhões em prêmios e devem seguir os protocolos de segurança para evitar o contágio e a propagação do vírus da Covid-19.
O calendário oficial dos eventos realizados pela entidade precisou ser revisto devido a pandemia, sendo que algumas provas foram canceladas ou adiadas e outras agendadas para o futuro aguardavam uma decisão. Assim, algumas dessas competições que originalmente ocorrem em eventos próprios, devem ser unificadas para facilitar sua realização. As datas e possíveis sedes ainda não foram reveladas.
Eventos que fazem parte do plano:
- Campeonato Nacional, Potro do Futuro, Derby & Juvenil;
- GP ABQM Potro do Futuro & GP ABQM Rei e Rainha da Velocidade (Corrida);
- Campeonato Nacional & Potro do Futuro de Laço Comprido;
- Congresso Brasileiro de Laço Comprido; e,
- Potro do Futuro & Campeonato Nacional de Vaquejada.
“A força e a paixão pelo cavalo nos motivam a encontrar caminhos para continuar fomentando e desenvolvendo a raça”, disse o presidente da entidade, Caco Auricchio. Ele completou dizendo que a premiação estimada inclui R$ 4 milhões em dinheiro e mais 25 veículos zero quilômetro, nas premiações dos Potros do Futuro.
No mês passado a ABQM havia confirmado a intenção de realizar o 43º Campeonato Nacional do Quarto de Milha – Conformação & Trabalho entre os dias 18 e 23 de julho no Complexo de Competições Equestres do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba-SP. Na ocasião a diretoria da entidade apresentou as autoridades municipais um plano de ações que incluía uma cartilha elaborada pela ABQM com “Orientações para o Disciplinamento de Provas Equestres” para viabilizar a autorização e a realização do evento em segurança.
Leia também
- ABQM FIRMOU ACORDO PARA CONSTRUÇÃO DE COMPLEXO EM ARAÇATUBA
- NACIONAL DA ABQM DEVE GERAR 6 MILHÕES DE REAIS PARA LONDRINA
Porém no início de julho, devido a permanência da crise do vírus a ABQM anunciou oficialmente o adiamento do evento e a intenção de realizá-lo posteriormente junto com a 41ª edição do Potro do Futuro, que tradicionalmente acontece em outubro. Antes, no início da pandemia, a entidade já havia cancelado a realização do Congresso Nacional, uma de suas principais competições e que ocorreria em abril, decidindo transferir a 30ª edição do evento para 2021.
O Complexo de Competições Equestres de Araçatuba inclui pistas cobertas e infraestrutura construída pela própria ABQM no tradicional recinto de exposições da cidade e foi inaugurado há exatamente um ano. Inicialmente a ABQM pretendia realizar suas três principais competições de 2020 no local.