O estado do Paraná realizou 16% menos rodeios no ano de 2018, de acordo com os dados do Mapa do Rodeio, na comparação com o ano anterior. O Levantamento Anual de Rodeios Realizados no Brasil, divulgado no mês passado e referente a 2018, apontou que o Paraná realizou 95 rodeios na temporada, o que significou queda de 16,6% em relação aos dados de 2017, quando haviam sido realizados 114 rodeios.
Esta variação não foi a maior entre todos os estados, porém, chama atenção pelo lugar de destaque o que Paraná se encontra no cenário do rodeio nacional e na prática, 19 eventos a menos desperta preocupação. No levantamento anterior, o estado era responsável por 12,5% dos rodeios do Brasil, ocupando a terceira posição no ranking de estados que mais realizam rodeios. Com os dados atuais, o estado realiza 10,3% dos rodeios do país, caindo para a quarta posição no ranking, sendo ultrapassado pelo estado de Goiás, que realizou 23 rodeios a mais que em 2017 e chegou a marca de 96 eventos.
Veja os dados completos: MAPA DO RODEIO BRASILEIRO 2018
Os dados são ainda mais alarmantes quando analisados detalhadamente. Dos 114 rodeios realizados em 2017, apenas 61 foram realizados novamente no ano seguinte, ou seja, 53,5%. Isto significa que pouco mais da metade dos rodeios paranaenses ocorridos em 2017, conseguiram se realizar novamente em 2018. Entre os rodeios que não aconteceram estão alguns bem conhecidos a nível estadual e nacional, como Carlópolis, Cornélio Procópio, Mandaguaçu, Munhoz de Mello, Nova Olímpia, Toledo, Teixeira Soares e Xambrê.
Neste grupo estão eventos realizados por prefeituras, sociedades rurais e comissões organizadoras particulares, sendo que os motivos para os eventos não terem ocorrido em 2018 foram diversos. Em alguns destes municípios chegaram a ocorrer rodeios, mas não eram os mesmos eventos do ano anterior, como por exemplo em Toledo, onde foi realizado um evento novo, após o cancelamento do tradicional Rodeio da ExpoToledo.
A diferença foi completada por 34 eventos que não haviam ocorrido em 2017 e retornaram em 2018 ou eventos novos, que foram lançados em cidades que já estavam há muitos anos sem rodeios. Entre os eventos que voltaram, alguns conhecidos como Abatiá, Campo Mourão, Primeiro de Maio e Tapejara, que não estavam no levantamento de 2017. Outros diversos rodeios foram lançados, como por exemplo, a Festa do Peão de Castro.
Assim, o estado do Paraná encerrou o ano de 2018 com 95 rodeios, realizados em 91 municípios diferentes, ou seja, em quatro municípios houve mais de um rodeio durante o ano. Ao todo, considerando os dois anos do levantamento, foram realizados rodeios em 138 municípios diferentes, o que corresponde a 34,5% dos municípios do estado.
Foto: Rei Santos