Entre tantos símbolos icônicos da Wrangler National Finals Rodeo, os bretes amarelos possivelmente sejam os mais marcantes, devido a sua visibilidade em praticamente todas as imagens que envolvem a arena, seja no lado das montarias ou no lado oposto, onde ocorrem as provas cronometradas.
Neste ano, a identidade visual mais conhecida do rodeio mundial completa 30 anos. A primeira vez que a PRCA – Professional Rodeo Cowboys Association utilizou os bretes na cor amarela foi durante a NFR de 1988, inspirando outros diversos eventos, inclusive no Brasil, que na década de 90 e meados de 2000 tinha uma grande quantidade de bretes amarelos.
Nos primeiros 10 anos (1959-1969), os bretes utilizados pela PRCA em seu principal evento tinham a base de ferro e as porteiras de madeira, sendo totalmente substituídos a partir de 1970. Nos anos seguintes os bretes passaram a variar de cores a cada edição, sendo utilizada a cor branca, em outras ocasiões a vermelha e em alguns anos, a combinação das duas.
A cor vermelha passou a predominar e se tornar tradicional no final dos anos 70, ainda sem a presença de patrocinadores nos bretes. Nos anos 80, o evento ganhou o patrocínio máster dos cigarros Winston, que foi um dos principais investidores do rodeio norte-americano naquela década e como a marca tinha o vermelho e o branco em suas cores principais, os bretes todos vermelhos e escritos de branco foram utilizados durante muitos anos.
Esta parceria com a Winston durou até 1986, quando a NFR já era realizada em Las Vegas e a partir de 1987, a Wrangler Jeans, que já patrocinava a PRCA desde a década de 40, assumiu os direitos como patrocinador oficial da Final Mundial. Naquele ano a NFR alterou significativamente sua identidade visual, utilizando bretes totalmente azuis com escritas em amarelo, fazendo uma clara referência a marca do novo patrocinador.
Porém, já no ano seguinte, a NFR mudou novamente as cores dos seus bretes e fazendo referência ao amarelo presente no logotipo da Wrangler, apresentou os bretes que se tornaram ícones e são usados até hoje. Em 2001 aliás, a marca assumiu os direitos de nome (naming rights) do evento, que passou a se chamar oficialmente Wrangler National Finals Rodeo.
Desde a época da Winston, até hoje com a Wrangler, os bretes tem apenas a marca de um único patrocinador nos portões, além das marcas da própria PRCA. Seja pelas cores amarelas, ou pela predominância da sua marca nos bretes, é impossível não relacionar a Wrangler ao evento e inegável não admitir que a tradição dos “yellows chutes” valorizam a cada ano mais ambas as marcas.