Na última semana a ABQM – Associação Nacional dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha, divulgou em nota oficial através de sua assessoria de imprensa a assinatura de um convênio com o Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), para a realização de eventos oficiais em Araçatuba, no interior de São Paulo.
O convênio prevê a construção de três pistas cobertas no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, que devem receber competições de 19 modalidades. Ainda de acordo com a nota, uma das pistas será construída pelo próprio SIRAN, enquanto as outras duas será financiada com recursos próprios da ABQM. Com isso, após concluída as pistas, a ABQM terá a isenção de aluguel do Recinto de Exposições para a realização de 20 eventos. O modelo do convênio é similar ao que a entidade manteve durante anos com Avaré-SP, onde construiu uma moderna infraestrutura que recebeu diversos de seus eventos.
A ABQM não divulgou qual a previsão de início e nem de conclusão das obras, assim como quando deve ser o primeiro evento realizado no município. Atualmente a entidade tem em seu calendário três grandes eventos oficiais: Congresso Brasileiro; Campeonato Nacional e Potro do Futuro / Copa dos Campeões. Também não foi informado se após a conclusão das novas pistas, os três eventos serão sediados em Araçatuba ou as sedes serão divididas. Até 2017, ambos eram realizados em Avaré, em diferentes épocas do ano. Este ano, devido a uma liminar que impedia a realização da prova de laço, apenas o Congresso Brasileiro, realizado em abril foi sediado no município. Os outros dois eventos foram transferidos para Londrina-PR, com o Campeonato Brasileiro sendo realizado em julho e o Potro do Futuro / Copa dos Campeões em outubro.
De acordo com a ABQM, cada um dos eventos realizados em Londrina este ano injetou cerca de 10 milhões de reais na economia do município, movimentando os mais diversos setores do varejo, como alimentação, hotelaria e transporte, além do setor de serviços com a montagem, manutenção, limpeza e segurança durante os eventos que duram oito ou nove dias cada. A mudança para Londrina foi de grande impacto para os números da ABQM, que viu um aumento de 168% no número de expositores em comparação ao último evento realizado em Avaré. A ABQM também registrou recorde de inscrições e participação de competidores e animais em cada um dos eventos.
A expectativa é que em Araçatuba os eventos que venham a ser realizados mantenham esse grande sucesso. Informações de bastidores já davam conta de que o município da região noroeste paulista já demonstrava grande interesse em sediar os eventos da ABQM, mesmo antes dos problemas recentes que houveram em Avaré. Araçatuba tem uma população de quase 200 mil habitantes, tem sua economia baseada principalmente na pecuária, além de se localizar em uma região estratégica dentro do estado, com fácil acesso para outras regiões.