Em 2009, o campeão mundial de montaria em touros, Guilherme Marchi foi protagonista de uma campanha da Cerveja Brahma, veiculada nacionalmente na televisão. Lançada em meados de junho, a campanha buscava fortalecer a ligação da marca com a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, apesar de originalmente não fazer nenhuma referência ao evento no filme principal.
O vídeo, que era o carro chefe da campanha, contava a trajetória de Marchi, que havia sido vice-campeão mundial três vezes consecutivas até conquistar o título mundial no ano anterior. Com isso a Brahma usava o tema de dedicação, coragem e persistência para reafirmar a “essência de ser Brahmeiro”, conceito muito usado pela marca na época, finalizando com a frase “O que é suado tem mais sabor. Eu sou guerreiro”.
Com versões de 30 e 60 segundos, o vídeo foi veiculado na televisão em pelo menos cinco estados onde o rodeio é mais popular: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso. No interior de São Paulo, nas cidades de Barretos, São José do Rio Preto, Americana, Ribeirão Preto e Limeira, a campanha contou também com mídia impressa, outdoors, comercial de rádio, cartazes em ponto-de-venda e latas personalizadas, distribuídas regionalmente.
Uma das curiosidades do vídeo é que ele é narrado na primeira pessoa, ou seja, o competidor conta sua própria história, porém houve uma dublagem e a voz do vídeo não é a voz verdadeira de Guilherme Marchi.
Para a produção do comercial, foi montada uma arena pela Cia. Tony Nascimento, no Rio de Janeiro (veja as fotos) e posteriormente incluídos alguns efeitos, como por exemplo, o público ao fundo das imagens. O competidor montou em um touro de verdade, mas também foram produzidas cenas em cima de um touro mecânico onde ele reproduziu movimentos de montaria e as câmeras puderam capturar com maior precisão.
A campanha foi criada pela Agência África, uma das maiores do Brasil e o vídeo teve a produção de Zeppelin Filmes.
Assista o vídeo completo:
________________________________________________________________________
A Coluna #TBT vai relembrar momentos do passado sobre mídia e publicidade relacionadas ao rodeio ou provas equestres, contando alguns detalhes interessantes sobre o acontecido.