No último fim de semana a PBR – Professional Bull Riders realizou pela primeira vez uma etapa do seu principal campeonato na região metropolitana da capital norte-americana, Washington. O evento aconteceu em Fairfax, cidade do estado da Virgínia e que fica a cerca de 30 minutos do centro da capital.
Dentro da arena, nada além da média do que se tem visto ao longo da temporada com os melhores touros e competidores do mundo. O grande destaque desta etapa foi a campanha publicitária feita na capital para atrair um público pouco ambientado com a montaria em touros.
Para chamar atenção e despertar interesse, a equipe de marketing da PBR lançou uma campanha exclusiva pelas ruas de Washington semanas antes da realização do evento, que além da presença em diversas mídias contava com uma chamada provocativa e polêmica.
A frase “And You Thought This Town Couldn’t Handle Any More Bullshit” (usou-se Bulls#*t), que em tradução literal quer dizer “E você achou que essa cidade não aguentaria mais fezes de touros”, fez uma alusão a politica do país, já que as palavras “bull shit” (fezes de touro) quando unidas formam uma gíria que pode ser definida como “mentira”.
“O tom é honesto, divertido e um pouco rebelde, o que combina com a nossa marca de cowboy,” declarou o diretor-executivo da PBR, Sean Gleason ao explicar a campanha desenvolvida pelo departamento de criação da própria PBR e da Endeavor, empresa que é dona da marca.
A campanha, que estreou em agosto, foi exposta em 250 vagões de trem e 18 ônibus que circularam pela capital federal, com estimativa de que atingiu cerca de 5 milhões de visualizações, sem contar os anúncios de redes sociais e em emissoras de rádio.
Também fazia parte da campanha a locação de um gigantesco outdoor nas proximidades do Capitólio, o Congresso norte-americano, mas os responsáveis pelo espaço desistiram da locação devido ao conteúdo provocativo do anuncio.
Outra novidade foi uma promoção onde os fãs poderiam fazer uma fotografia ao lado de um dos anúncios ao longo das semanas para concorrer a uma vaga para assistir ao evento de dentro da “sharkcage”, gaiola que fica dentro da arena e que foi batizada de “The Most Extreme Seats In The House” ou “As poltronas mais extremas da casa”.
Colaboração: Gustavo Carvalho | Portal Bull Riding