RODEIO DE BARRETOS TERÁ AUXÍLIO DE VÍDEO PARA JUÍZES PELA PRIMEIRA VEZ

Recurso será utilizado pela primeira vez no Rodeio de Barretos e os juízes irão dispor de um monitor em HD atrás dos bretes para tirar as possíveis dúvidas

Foi anunciado nesta terça-feira (31) que as competições de montaria em touros da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos terão pela primeira vez o recurso de auxílio de vídeo para os juízes. Este recurso de auxílio de vídeo já é uma realidade em diversos esportes e se tornou o centro das atenções ao ser utilizado durante a Copa do Mundo de Futebol, que terminou na Rússia neste último mês.

O anuncio foi feito pelo diretor-proprietário da TV Rodeio, Ney Macedo, através de sua página de notícias e opiniões no Facebook denominada “Na Boca do Crocodilo”. A TV Rodeio é a empresa responsável pela captação, produção e transmissão de imagens do maior rodeio da América Latina há 31 anos.

“Ficou definido que haverá uma cabine atrás dos bretes e abaixo do palco de shows, provida de um monitor HD e um aparelho de comunicação entre o juiz com o coordenador de slow-motion. Ali os juízes poderão rever imagens de quatro câmeras, cada uma com posicionamento e enquadramento diferente. Da mesma forma que, na duvida de tempo, poderão acionar novamente seus cronômetros para reverem os oito segundos” explicou Macedo em sua postagem.

Para ele, como o público poderá acompanhar todo esse processo da revisão dos juízes através dos telões de LED, a ação deve gerar uma expectativa e uma emoção a mais, já que geralmente os espectadores estarão torcendo pelo competidor.

O recurso foi usado casualmente pela TV Rodeio há alguns dias durante o Rio Preto Rodeo Country Bulls, em São José do Rio Preto-SP, mas na ocasião os juízes acompanharam o replay através do telão, havendo uma certa distância. Com a possibilidade de acompanhar em um monitor, mais próximo dos olhos, as chances de eliminar as dúvidas são muito maiores.

As regras para o uso do recurso ainda serão definidas nos próximos dias, já que o Rodeio de Barretos abrange três competições distintas de montaria em touros ao longo dos seus 11 dias e nenhum dos campeonatos que estarão presentes no evento preveem este recurso em seu regulamento. O que se sabe já de antemão é que em um primeiro momento a solicitação desta revisão só poderá ser feita pelos juízes e não pelos competidores.

Nas arenas, o recurso de revisão foi implantado oficialmente pela Profissional Bull Riders em sua principal divisão nos Estados Unidos há alguns anos e além dos juízes, o competidor envolvido na montaria ou qualquer outro que esteja competindo com ele pode solicitar a revisão através de um botão no canto da arena, estando sujeito ao pagamento de uma multa no caso da decisão inicial dos juízes ser mantida.

Aqui no Brasil, a revisão chegou a se popularizar há alguns anos, mas foi abolida dos principais campeonatos devido a falta de recursos disponíveis na captação e geração de imagens, impossibilitando a padronização entre as etapas. Em todos os casos onde foi utilizado anteriormente no Brasil, o recurso de revisão era utilizado de dentro da arena pelos juízes ou em determinadas situações, logo após a competição nos estúdios.

No início deste ano, o Radade Rodeo Cup, campeonato organizado pela BR Company, implantou o recurso de “Juiz de Vídeo”, que consiste na presença de um juiz específico dentro do estúdio, que acompanha a competição pelo monitor e solicita as revisões em caso de dúvidas. O recurso foi utilizado em todas as etapas realizadas pelo campeonato este ano, sendo inclusive um item presente em seu regulamento oficial.

ANÚNCIO