Nos dias 20 e 21 de setembro a Ekip Rozeta marcou presença na edição de 35 anos do Jaguariúna Rodeo Festival, onde realizou o Titanium Cowboy Cutiano entre Times. A competição inédita foi a primeira da modalidade onde os competidores se dividiram oficialmente entre equipes para a disputa do título e valeu pontos para a Copa Rozeta Cutiano.
“Mais uma vez inovamos em busca de trazer ainda mais visibilidade para a modalidade Cutiano. Nesta edição especial do Jaguariúna Rodeo Festival reunimos nossos melhores competidores, as duas tropas mais premiadas do país e fizemos uma competição em alto nível, que despertou atenção do público e dos fãs do Cutiano,” declarou Enrique Moraes, presidente da Ekip Rozeta.
Com o sucesso da parceria com o Jaguariúna Rodeo Festival, que já renovou contrato para a edição de 2025, ele agradece a todos da Diverti, que é uma das principais parceiras do campeonato. “Quero agradecer ao Gui Marconi, Rodrigo Valério, Érico Pissolati e toda a equipe da Diverti, em especial ao Guilherme Marconi e ao Valdormiro Polizeli Jr., pela confiança e parceria de sempre,” completou ele.
Foram 20 competidores divididos em cinco equipes: Caipira, Cutianeiros, Meninos do Sertão, Sertanejos e Xucros. Cada Time contou com quatro integrantes na primeira noite e apenas dois deles avançaram para a segunda noite. Após a semifinal, somente o competidor mais bem pontuado de cada Time se classificou para a Final, onde foi decidido o título da competição.
O Time campeão foi o Xucros, formado inicialmente por Pablo Luiz Bertolin (Mirassol-SP), Luiz Henrique Calejuri (Mirassol-SP), Jeferson Bruno (Juara-MT) e pelo tricampeão nacional Rodrigo Pedro Rosa (Herculândia-PR). Nas cinco montarias válidas para a competição, não considerando os dois descartes da primeira noite, o Time totalizou 454,25 pontos.
A equipe ainda teve o melhor competidor individual, Luiz Henrique Calejuri, considerado oficialmente o Campeão do Jaguariúna Rodeo Festival 2024, com a somatória de 274,25 pontos. O jovem talento da Copa Rozeta Cutiano garantiu o título individual e também para a sua equipe ao montar com sucesso em Caneta Azul (Tito Cardoso) na Final, obtendo 92,25 pontos em uma belíssima apresentação.
Na somatória geral dos Times, os Meninos do Sertão, que foram os outros únicos invictos da competição, totalizaram 451,50 pontos e terminaram o evento na segunda colocação. Na sequência pontuaram, os Sertanejos em terceiro lugar, os Cutianeiros em quarto e os Caipiras, que terminaram na quinta posição.
O Titanium Cowboy Cutiano na edição de Times contou com a participação dos melhores animais das Tropas WR – Roberto Biasi e Tito Cardoso, que deram um brilho a mais para cada montaria. Ao final da competição, Paixão Caipira (Tito Cardoso) foi o Melhor Animal da competição com média de 46,00 pontos, enquanto a Cia. Tito Cardoso venceu como Melhor Tropa, obtendo 44,58 pontos na média geral.
Para complementar o presidente da Ekip Rozeta agradece aos competidores e tropeiros que ajudaram a realizar a competição, aos contratados e empresas que estiveram presentes no evento, e também ao staff oficial do campeonato que realizou mais uma etapa com sucesso.
Resultado Final – Por Times
1 – Xucros – 454,25 pontos
2 – Meninos do Sertão – 451,50 pontos
3 – Sertanejos – 357,50 pontos
4 – Cutianeiros – 357,25 pontos
5 – Caipiras – 268,50 pontos
Resultado Final – Individual
1 – Luiz Henrique Calejuri – Mirassol-SP – 274,25 pontos
2 – João Victor Gimenez – Deodápolis-MS – 272,50 pontos
3 – Marcelo Pedro da Silva – Jardim Alegre-PR – 268,00 pontos
4 – Pablo Luiz Bertolin – Mirassol-SP – 180,00 pontos
5 – Jeferson Caldeira Brant – Deodápolis-MS – 179,00 pontos
Assessoria: Agência PrimeComm / Foto: Marco Stevanelli