APESAR DE SER APENAS 41% DO PÚBLICO DOS ANOS ANTERIORES, ESTE NÚMERO É CONSIDERADO ÓTIMO PARA A REALIDADE ATUAL
A edição 2021 do Calgary Stampede recebeu mais de 500 mil visitantes em 10 dias e foi o primeiro grande evento do Canadá desde o início da pandemia, servindo como referência para a retomada do turismo no país. Realizado entre os dias 09 e 18 de julho, o evento havia sido cancelado em 2020 pela primeira vez em mais de 100 anos, voltando a acontecer agora.
O evento que é chamado de “O Maior Espetáculo ao Ar Livre do Planeta” foi realizado seguindo diversos protocolos de segurança, porém sem grandes restrições. Foi uma edição totalmente atípica, onde diversas atrações foram canceladas ou readaptadas para a realidade atual.
LEIA TAMBÉM: SAIBA COMO FOI REALIZADO O CALGARY STAMPEDE 2021
De acordo com os organizadores, durante os 10 dias o Calgary Stampede recebeu 528.998 visitantes, incluindo pagantes, convidados e pessoas isentas. Este total é apenas 41% do total de visitantes que haviam comparecido em 2019, mas ficou próximo das expectativas, já que era previsto uma queda significante na presença de público.
Em 2019, foram registrados 1,2 milhões de visitantes no mesmo período, enquanto o recorde histórico de participação no evento é de 2012, ano da edição que comemorou 100 anos de história do evento e mais de 1,4 milhões de pessoas passaram pelo Stampede Park, o gigantesco recinto que abriga todas as atrações do evento.
A queda no número de visitantes, além do compreensível medo das pessoas em visitar um evento após 16 meses de pandemia, também se explica pelo fechamento das fronteiras do país para turistas estrangeiros, que precisam comprovar a vacinação e ficar em quarentena para adentrar ao Canadá. Boa parte do público habitual do Calgary Stampede é de turistas estrangeiros.
PÚBLICO PODE FREQUENTAR O EVENTO SEM RESTRIÇÕES
Para entrar no Stampede Park o público não precisou comprovar vacinação e o uso de máscara não era obrigatório pelos visitantes, que eram apenas orientados a seguirem os protocolos para evitar contágio e a propagação do vírus. Os protocolos mais rígidos, como uso de máscara obrigatório, foram seguidos pelos funcionários e voluntários que atuaram no evento.
O único grande local com restrições dentro do recinto foi a Nashville North Stampede, uma tenda de shows que por configurar ambiente fechado exigiu a comprovação de vacina ou a realização de exame de detecção da doença. Dos cerca de 60 mil visitantes que estivera no local, 16.200 realizaram testes rápidos e apenas 18 deram resultado positivo – ou 0,11% dos testados.
Nos cinco primeiros dias do evento todo trabalhador da linha de frente da pandemia, como serviços de saúde, por exemplo, tinham direito a isenção de entrada e ainda levar três convidados. Nos quatro dias seguintes a isenção foi para recém-formados e no domingo, 18 de julho a entrada foi liberada para todos.
RODEIO TEVE PREMIAÇÃO REDUZIDA, MAS CONTINUOU GIGANTE
As competições de rodeio aconteceram no Stampede Grandstand, complexo que abriga até 17 mil espectadores nas arquibancadas. Como houve redução da capacidade para manter o distanciamento, estima-se que diariamente o local recebeu cerca de 50% do público habitual.
Outra alteração significativa no evento foi a redução da premiação do Rodeio, que é considerado o maior do Canadá. Este ano os campeões de cada uma das seis modalidades receberam 50 mil dólares canadenses como prêmio, ao invés dos habituais 100 mil dólares canadenses que eram distribuídos desde 2006. Os outros três finalistas também tiveram a premiação reduzida em 50%, porém a premiação diária permaneceu a mesma em todos os rounds.
Com isso, a premiação total do evento foi de 1,5 milhões de dólares canadenses, a maior entre todos os rodeios de verão na América do Norte e uma das maiores do ano. Como o Calgary Stampede voltou a ser sancionado pela PRCA como um evento especial, houve uma conversão automática dos prêmios, sendo que 50% do valor recebido pelos campeões e 70% da premiação dos demais colocados e da premiação diária, puderam ser acrescentadas ao ranking mundial.
Veja conteúdos inéditos em nosso Instagram
Ver essa foto no Instagram