CRIADA COMO UM PRODUTO EXCLUSIVO PARA A TV ABERTA, A PBR 15/15 BUCKING BATTLE COMPLETA SUA 10ª TEMPORADA NESTE ANO
Entre todas as competições extras já criadas pela PBR dentro dos eventos da principal divisão, a PBR 15/15 Bucking Battle é certamente a mais popular e a mais duradoura. O Round Especial que reúne os 15 melhores competidores desafiando os 15 melhores touros em algumas etapas durante o ano completa sua 10ª temporada em 2021.
Lançada no início de 2012, a competição não é apenas uma montaria extra onde os competidores tem a chance de conquistar o dobro de pontos dos rounds normais, mas é também um “prato cheio” para os fãs que esperam os grandes confrontos e por isso, se tornou um grande produto da PBR na mídia.
De fato, a PBR 15/15 Bucking Battle foi criada especialmente para a televisão, sendo levada ao ar em rede nacional, enquanto a grande maioria das etapas se limita apenas a TV por assinatura. O conceito da competição é “forçar” o confronto entre os 15 melhores competidores e 15 touros de destaque no momento, o que normalmente não ocorreria durante uma etapa normal.
Neste fim de semana acontece em Billings-Montana a 85ª edição da “Batalha do 15/15” e você vai conhecer na estreia do quadro “Manual de Competições” toda a história deste produto, os motivos de sua criação e seus objetivos de mercado.
A PRIMEIRA EDIÇÃO
A primeira edição da PBR 15/15 Bucking Battle aconteceu no final de janeiro de 2012, em Sacramento-Califórnia, reunindo os 10 melhores competidores da temporada anterior e cinco do ranking daquele ano, tendo em vista que já haviam sido realizadas três etapas da divisão principal naquele mês.
Esta iniciativa de criar uma competição extra reunindo os melhores competidores e os melhores touros do momento tinha um objetivo claro, que era entregar um produto novo e exclusivo para a rede de televisão NBC. O grupo mantinha uma parceria de longa data com a PBR, transmitindo as etapas na TV por assinatura desde 2003 através do canal OLN, que posteriormente foi renomeado para Versus e naquele ano passou a se chamar NBC Sports Network.
Naquela temporada porém, a NBC perdeu sua exclusividade quando a PBR assinou também com a CBS, uma de suas principais concorrentes e ambas iriam cobrir o campeonato na TV por assinatura e periodicamente levar ao ar na TV aberta alguns programas especiais. A PBR 15/15 Bucking Battle foi uma espécie de “consolo” para a NBC, que teve exclusividade na competição naquele ano, o último de sua parceria com a PBR.
A competição que ocorreu na noite de sábado, 28 de janeiro, foi ao ar em rede nacional de TV aberta pela NBC no dia seguinte, em plena tarde de domingo, alcançando altos índices de audiência. A NBC também levou ao ar as outras oito edições realizadas naquela temporada e já no ano seguinte, com a saída da emissora a CBS ganhou os direitos exclusivos da competição.
Impulsionada pelo confronto principal entre Silvano Alves, que havia acabado de ganhar seu primeiro título mundial e o touro Asteroid, aquela edição da PBR 15/15 Bucking Battle terminou com a vitória de Valdiron de Oliveira, que fez a histórica montaria de 94,00 pontos à bordo do touro Buckey. Com outras quatro notas acima de 90,00 pontos, a competição mostrava logo em sua primeira edição todo seu potencial.
ASSISTA VALDIRON DE OLIVEIRA vs. BUCKEY NA PRIMEIRA BUCKING BATTLE
Uma curiosidade e que poucos devem lembrar, é que na época em que esta disputa foi lançada as etapas da PBR já tinham um “Short-Go” (Final) extra, que era disputado pelos 10 melhores do Round 1 em etapas de dois dias ou pelos 10 melhores da somatória do Round 1 e 2, em etapas de três dias. Este Round Bônus valia pontos para a classificação da etapa, dando aos 10 melhores uma montaria extra e a chance de somar mais notas que os outros concorrentes. Porém, obviamente nem todos os 10 classificados eram os 10 melhores da atualidade e os touros disponíveis também não eram os mais pontuados do momento.
Este Round Extra continuou sendo realizado no decorrer da temporada de 2012 em eventos onde não tinha a “Batalha do 15/15”, sendo excluído permanentemente à partir da temporada seguinte. No Brasil também foi usado este formato na mesma época, com os cinco melhores da somatória das etapas tendo direito a uma montaria extra no final da noite.
O FORMATO DA COMPETIÇÃO
Na PBR 15/15 Bucking Battle cada competidor faz apenas uma montaria e a melhor nota vence a batalha. Os touros pré-selecionados são sorteados para as colocações com antecedência e os confrontos são definidos com base no ranking da semana anterior, onde o líder enfrenta o touro sorteado para a 1ª posição, o vice-líder enfrenta o segundo touro e assim sucessivamente.
Quando as batalhas que acontecem na primeira etapa do ano, os competidores são definidos de acordo com o ranking da temporada anterior. Este ano a primeira edição ocorreu na terceira etapa da temporada e os competidores foram selecionados já com base no ranking de 2021 até a semana anterior do evento.
Os confrontos são anunciados somente após a checagem de atualizações de lesões dos competidores e quando um dos classificados não pode montar, o próximo no ranking ganha a vaga. Neste caso, as posições são reorganizadas, ou seja, se por exemplo o 7° colocado está lesionado, seu touro será montado pelo 8° colocado (que passa a ser o dono da 7ª vaga) e assim sucessivamente, até o primeiro substituto que irá montar o touro sorteado para a 15ª vaga.
Isso quando a lesão é confirmada previamente, no início da semana. Se ela acontece após a definição e divulgação dos confrontos, como por exemplo, no round que acontece na mesma noite da disputa, a vaga será dada ao próximo competidor do ranking, mas este terá que montar exatamente o touro sorteado ao competidor que ele irá substituir, não alterando as outras posições.
LEIA MAIS: PBR ESTREOU NO SPORTV, O MAIOR CANAL ESPORTIVO DO BRASIL
Ao longo dos anos, o formato da competição permaneceu exatamente o mesmo, o que facilita o entendimento dos fãs, principalmente se considerar que boa parte do público que assiste na TV aberta é um público novo, pouco acostumado com as montarias em touros e essa fidelidade do formato colabora para que possam entender melhor o esporte.
As únicas mudanças que já ocorreram foram no total da premiação, que de 2012 à 2019 era de US$ 21 mil e desde o ano passado são distribuídos US$ 18 mil, porém mantendo os mesmos valores do 1° ao 5° lugar, além do peso da pontuação, que no início correspondia ao dobro de um round normal e atualmente equivale a 2,5 vezes.
UM PRODUTO DE SUCESSO
A PBR 15/15 Bucking Battle é um produto de sucesso dentro da PBR e exatamente por isso está há tanto tempo sendo realizada e sem alterações. A ideia era justamente colocar em confronto os 15 melhores competidores com os 15 melhores touros disponíveis em cada evento.
Por mais que geralmente a maioria destes touros sejam escalados também para o Round Final de cada etapa, o confronto entre um competidor e um touro favorito dos fãs tem menor probabilidade de acontecer se depender do sorteio ou da escolha dos próprios atletas. Outra vantagem da disputa é que em uma final o confronto é definido cerca de 10 minutos antes da competição, já no PBR 15/15 Bucking Battle, com a definição dos desafios com antecedência pode ser feito uma maior divulgação.
Em linguagem do marketing, dessa forma é possível “vender” melhor para o público a montaria de um super astro em um touro invicto ou extremamente respeitado, principalmente na televisão. Esse detalhe aproxima a montaria em touros de outros esportes, onde grandes confrontos ou clássicos são definidos previamente e podem ser divulgados massivamente.
Para a TV também é um grande negócio, já que haverá uma competição relativamente rápida, mas com a garantia de participação de todos os grandes nomes do momento e é inegável o quanto a “Batalha do 15/15” ajudou a fortalecer a imagem da PBR, dos competidores e dos touros nos últimos anos.
Atualmente a PBR 15/15 Bucking Battle é um dos principais produtos da programação esportiva da CBS, uma das três maiores redes de TV aberta dos Estados Unidos. Enquanto as etapas regulares são transmitidas na TV por assinatura pela CBS Sports Network e eventualmente ganham alguns programas especiais na TV na aberta, a Batalha tem exclusividade no canal aberto.
Os programas com a íntegra da competição que acontece no sábado vão ao ar nas tardes de domingo na emissora. Nem mesmo o RidePass, canal online própria da PBR transmite a competição ao vivo para os assinantes do país, podendo ser assistida somente por quem está fora dos Estados Unidos, respeitando a exclusividade da CBS.
Com o horário de TV escasso, jamais foi interessante colocar um round de 30 ou 35 montarias na íntegra em uma emissora de TV aberta e até mesmo nos canais por assinatura a cobertura apresenta um resumo das etapas. Por isso a PBR 15/15 Bucking Battle é um acerto gigante da PBR ao conseguir mostrar o esporte de forma rápida, objetiva e em alto nível em um dos melhores horários do fim de semana.
Em um paralelo, é como se no Brasil este round especial estivesse na programação da Rede Globo no início da tarde de domingo, chamando atenção de um público novo para o campeonato e os levando a assistir uma maior cobertura na TV por assinatura, que apresenta todas as etapas.