A edição 2020 do levantamento anual de patrocinadores realizado pelo Portal Rodeio S.A. em parceria com a Agência PrimeComm trouxe uma novidade este ano. O ranking, que está sendo divulgado pelo terceiro ano consecutivo, leva em consideração os competidores efetivos na elite da PBR – Professional Bull Riders, no fechamento da temporada e revelou que a Ariat é a marca que mais patrocina atletas de montaria em touros no mundo.
Nos dois anos anteriores em que o levantamento foi realizado, a Ariat Boots marcava presença na segunda posição deste ranking, atrás apenas da Wrangler Jeans, que liderou os dois estudos, tendo a maior quantidade de competidores patrocinados. No levantamento atual a Wrangler caiu para a segunda posição, seguida por Cooper Tires e Rockstar Energy. Veja a lista abaixo.
O levantamento é feito com base no ranking do campeonato da PBR, encerrado em novembro após a Final Mundial. Porém, para este ano houve uma alteração na metodologia do levantamento devido a alguns fatores relevantes como a pandemia que impediu alguns competidores classificados de estarem competindo na PBR World Finals, além de um alto índice de lesões entre o Top 35.
VEJA: LISTA DAS MARCAS QUE MAIS PATROCINARAM COMPETIDORES EM 2019
Com isso, além de considerar as marcas patrocinadoras de todos os competidores que montaram em pelo menos um Round da Final Mundial da PBR 2020, como acontecia nos levantamentos anteriores, foram incluídos também todos os competidores que terminaram o ano entre os 35 melhores do mundo, mesmo que não tenham participado da etapa final.
É importante ressaltar que esta mudança não foi significativa para o resultado final do levantamento, que também teria a Ariat Boots em primeiro lugar se fosse usada a mesma metodologia do ano anterior. Este ajuste na metodologia foi necessário para incluir de fato todos os competidores da elite mundial, já que por exemplo, João Ricardo Vieira, vice-campeão mundial não competiu na PBR World Finals e na forma que era feito antigamente não entraria no levantamento, o que certamente não era coerente.
O TOTAL DE 15 ATLETAS TAMBÉM É UM RECORDE NO LEVANTAMENTO
Presente na camisa e no colete de 15 dos 49 competidores apresentados no levantamento, a Ariat Boots estabeleceu um novo recorde de número de atletas patrocinados desde que o estudo passou a ser realizado. A marca de botas é patrocinadora oficial do campeonato da PBR desde 2009, onde se tornou um dos patrocinadores de maior reconhecimento por parte do público.
Na temporada passada a Ariat Boots patrocinou seis competidores que terminaram entre os 10 melhores do ranking, outro recorde neste levantamento. O time de patrocinados pela marca em 2020 incluiu nomes de peso como o campeão mundial José Vitor Leme, além de João Ricardo Vieira, Kaique Pacheco, Cooper Davis, entre outros.
Líder nos dois levantamentos anteriores a Wrangler Jeans ficou com a segunda posição entre as marcas que mais patrocinaram os atletas de elite da PBR no último ano. No total, a marca esteve presente oficialmente em nove dos 49 competidores que entraram no estudo, uma queda de 35% em relação ao total de 2019, quando tinha 14 atletas na elite da PBR.
Mesmo mantendo praticamente o mesmo time de patrocinados da temporada anterior, lesões e desempenho dos atletas da marca contribuíram para perder a liderança. Nomes como Cody Nance, Cody Jesus e Chase Outlaw, por exemplo, que fazem parte do time da marca, não estiveram na Final Mundial nem terminaram o ano entre os 35 melhores do mundo, ficando de fora do levantamento.
LEIA OUTRAS MATÉRIAS SOBRE PATROCÍNIO NO MUNDO DO RODEIO
Na sequência da lista de marcas que mais patrocinam competidores da elite da montaria em touros aparecem a fabricante de pneus Cooper Tires e a bebida energética Rockstar, ambas com oito atletas cada. A YETI, marca de utensílios para aventura fecha a lista das cinco marcas que mais investem em competidores, mantendo seis atletas em seu time.
Considerando os valores de alguns contratos, o valor de mercado da imagem dos competidores da elite da PBR e algumas outras informações, o Portal Rodeio S.A. estima que estas cinco marcas tenham investido cerca de US$ 1,7 milhões em patrocínio aos melhores atletas da montaria em touros na temporada 2020.
LISTA DAS MARCAS LÍDERES EM PATROCÍNIO A COMPETIDORES | 2020
15 | ARIAT BOOTS | Botas |
9 | WRANGLER JEANS | Vestuário |
8 | COOPER TIRES | Pneus |
8 | ROCKSTAR | Bebida energética |
6 | YETI | Utensílios de aventura |
5 | MONSTER ENERGY | Bebida energética |
5 | AMERICAN HAT | Chapéus |
4 | PNEUDART | Acessórios para injeção |
4 | U.S. BORDER | Patrulha de Fronteira |