PBR E CBR FIRMAM PARCERIA INÉDITA NA MONTARIA EM TOUROS

A parceria garantiu a transmissão da Final do CBR pela plataforma digital da PBR, mas pode incluir negócios mais amplos em breve

Em mais uma das ações de comemoração dos seus 25 anos de história, a PBR – Professional Bull Riders anunciou uma parceria inédita com o CBR – Championship Bull Riding, uma liga de montaria em touros até então tida como concorrente em solo norte-americano. A parceria entre as duas entidades, anunciada no início de maio, não trouxe ainda muitos detalhes, mas deu a entender no comunicado oficial divulgado a imprensa por ambas, que trata-se de um contrato para vários anos.

A princípio, a PBR irá transmitir através de sua plataforma digital, o RidePass, a Final da Temporada do CBR, que acontece dia 24 de julho e novamente será realizada no Cheyenne Frontier Days, considerado o “Pai de Todos os Rodeios” nos Estados Unidos. A Final do CBR acontece tradicionalmente em uma arena externa, montada exclusivamente para o próprio evento e ocorria sempre em duas noites desde que passou a ser disputada em Cheyenne. O que muda agora é que a Final do CBR será em apenas uma noite e na noite anterior, 23 de julho, a arena externa será palco de uma etapa da divisão de acesso da PBR.

O tricampeão do CBR, Sage Kimzey durante a Final da Temporada 2017 realizada em Cheyenne (CBR/Todd Brewer)

Outros pontos já revelados da nova parceria é que alguns eventos da PBR deverão sediar a tradicional competição entre touros do CBR, o CBR Bull Team Challenge, que se tornou um dos principais produtos da entidade e distribui cerca de 1 milhão de dólares aos melhores animais por temporada. Também há o interesse da PBR sancionar os principais eventos produzidos pelo CBR, ou seja, o CBR pode passar a ser uma divisão de acesso da PBR nas próximas temporadas.

Por mais estranho que pareça essa aproximação entre as entidades e uma eminente incorporação do CBR pela poderosa PBR, o fato é que apesar de ser a segunda maior e mais bem sucedida liga de montaria em touros dos Estados Unidos, o CBR nunca passou perto de ameaçar o domínio da PBR e vive uma possível (apesar de não tão aparente) crise, principalmente nos últimos meses.

Fundado em 2004, seguindo o mesmo modelo de negócios da PBR, que havia sido criada 12 anos antes, o CBR foi se consolidando e conquistando seu espaço principalmente após a chegada de Tuff Hedeman em 2005, quando ele se desligou totalmente da PBR. Com o tetracampeão mundial no comando, o CBR ganhou mídia e prestígio dos fãs alcançando um patamar que nenhuma outra liga, além da PBR, jamais conseguiu no país.

Em 2012, no auge dos seus melhores momentos, o CBR chegou a sancionar cerca de 300 eventos que valiam pontos para sua divisão de acesso e firmou um contrato com a Fox Sports, um dos principais canais do país, que colocaram a montaria em touros em ampla exposição no horário nobre. Mesmo fora da presidência desde 2011, quando a entidade passou a ter um novo modelo de gestão, Hedeman seguiu como o homem forte do CBR.

Porém, no início deste ano ele anunciou oficialmente sua saída do CBR. Esta saída não levou diretamente nenhum grande contrato de patrocínio embora, mas o principal prejuízo foi no calendário da competição, que deixou de contar com quatro eventos produzidos por Hedeman em El Paso, Fort Worth, Bossier City e Las Vegas e que faziam parte das principais etapas a cada temporada. Sem o seu principal garoto propaganda e sem alguns de seus principais eventos, o CBR vive uma temporada bem atípica. Este ano foram realizadas etapas em apenas oito cidades e o calendário prevê outras quatro paradas até a grande Final em julho, sendo todos da divisão de acesso.

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